ARTICULISTAS

Polícia Militar de Minas Gerais

Estava à toa na vida, o meu amor me chamou pra ver a banda passar cantando...

Mário Salvador
Publicado em 11/07/2017 às 18:55Atualizado em 16/12/2022 às 12:06
Compartilhar

“Estava à toa na vida, o meu amor me chamou pra ver a banda passar cantando coisas de amor”, cantou Chico Buarque. É com a letra da música A Banda que homenageamos a notável corporação da Polícia Militar de Minas Gerais, que completa 242 anos honrando sua missão de servir e proteger Minas Gerais.

Segundo a Wikipedia, “a Polícia Militar do Estado de Minas Gerais é a instituição mais antiga e uma das mais bem preparadas dentre todas as Polícias do Brasil”. E a terceira maior Polícia do país. Ela surgiu no município de Ouro Preto, em 1775, com a missão de guardar as minas de ouro descobertas na região de Vila Rica (atual Ouro Preto) e Mariana. E tem como patrono o Alferes Tiradentes, herói da Inconfidência Mineira.

Com grande interesse em prevenir problemas ligados à juventude, a Polícia Militar faz palestras educativas nas escolas, em especial sobre drogas. Um projeto que merece destaque é o PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência. Esse programa internacional consiste em aulas semanais (ministradas por policiais fardados) a alunos de 9 a 12 anos de idade. Ao final do curso, os alunos recebem diploma e fazem um juramento de se manterem longe das drogas e violência.

Outro projeto, a Transitolândia, educa as crianças para o trânsito, de forma lúdica, procurando formar nelas hábitos essenciais ligados ao assunto, como respeitar o semáforo, usar faixas de segurança ao atravessar a rua e cobrar dos pais que não usem o celular quando eles estiverem dirigindo.

A Rede de Vizinhos Protegidos também tem conseguido excelentes resultados. Através desse trabalho, a comunidade e a Polícia se unem contra a criminalidade.

Além de todos esses projetos da Polícia Militar de Minas Gerais e de inúmeras outras contribuições que ela presta à nossa comunidade, eu não poderia deixar de destacar um trabalho de que, em especial, aprecio muit a Banda de Música do 4º Batalhão da Polícia Militar, que está sempre presente em eventos cívicos, culturais, religiosos e festivos da cidade e região, e que será transformada em Patrimônio Histórico-Cultural Imaterial da cidade de Uberaba.

Parabéns à Polícia Militar de Minas Gerais! Nós, cidadãos, orgulhosamente reconhecemos seu trabalho e lhe somos profundamente gratos por seus serviços.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por