ARTICULISTAS

Perdi o emprego, e agora?

Muitas pessoas vivendo em situação de desemprego me questionam como manter a motivação...

Eliana Barbosa
Publicado em 07/07/2017 às 19:38Atualizado em 16/12/2022 às 12:10
Compartilhar

Muitas pessoas vivendo em situação de desemprego me questionam como manter a motivação e combater o baixo-astral. Algumas delas saem em busca de novo emprego no outro dia, outras entram em depressão e há aquelas que preferem falar mal do patrão, do governo, da vida, tornando-se amargas e pessimistas.

Se você estiver vivendo esse cenário de incertezas, preste atenção nestas sete dicas poderosas para dar a volta por cima:

1- TENHA ACEITAÇÃO – O desemprego é algo que pode acontecer em qualquer momento de nossas vidas, então, para mudar essa realidade, pare  de reclamar e desenvolva a aceitação, a paciência e a persistência. 

2- OLHE PARA DENTRO DE SI – Pergunte-se se houve algum comportamento seu que possa ter motivado a perda de seu emprego, algo que você precise melhorar, e procure meios de mudar.

3- FAÇA PLANOS E AJA – Use a energia do desapontamento a seu favor e, enquanto você tem algum dinheiro que lhe dá relativa segurança, atualize seu currículo e comece logo a procurar um novo emprego. Abra sua cabeça para mudar de área se for preciso; faça contato com antigos colegas e amigos; aproveite os cursos gratuitos e se prepare para novos desafios.

4- SEJA HUMILDE – Nada de se fechar em casa, blasfemando contra a vida. Deixe o orgulho de lado, peça incentivo à sua família e apoio àqueles que podem ajudá-lo a encontrar oportunidades no mercado de trabalho. E, ao estar com um novo empregador, lembre-se: Ele não quer saber dos seus problemas, e sim das soluções que você pode oferecer aos problemas profissionais dele.

5- MANTENHA-SE FIRME – Cuide de sua saúde, aparência, pratique exercícios físicos, estude, leia, participe de eventos e use as redes sociais para divulgar que está disponível para um novo emprego.

6- FÉ SEMPRE – Cultive a FÉ – na Providência Divina (afinal, Deus está no comando!) em si mesmo (jamais se esqueça das suas imensas conquistas) e naquelas pessoas realmente interessadas em seu bem.

7- GRATIDÃO – Seja grato porque você perdeu só o emprego, mas não perdeu a dignidade, nem um familiar, nem mesmo o braço ou a perna... Tudo poderia ter sido pior! Então, daqui pra frente, imagine o trabalho que você quer e cultive essa ideia na mente 24 horas por dia, agradecendo como se já estivesse trabalhando. Acorde cedo, vista-se apropriadamente e mãos à obra! Afinal, nesse momento, você tem um grande trabalho a realizar, que é... Buscar trabalho! E você vai conseguir! 

(*) life coach, psicoterapeuta, articulista de jornais e de revistas de circulação nacional e internacional, autora de vários livros no campo do autodesenvolvimento,  apresentadora de programas em TV e rádio, e ministra  palestras e cursos transformacionais no Brasil e nos Estados Unidos

Conheça melhor as suas atividades profissionais no site www.elianabarbosa.com.br

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por