ARTICULISTAS

QAem planta e cria...

O que os surrados provérbios doutrinam se embasa no senso coletivo que valida constatações...

Mário Salvador
Publicado em 20/06/2017 às 22:20Atualizado em 16/12/2022 às 12:32
Compartilhar

O que os surrados provérbios doutrinam se embasa no senso coletivo que valida constatações práticas. Então, como os ditos populares, ordinariamente, combinam com os acontecimentos, nós os vamos reavivando, com a impressão de “termos visto esse filme antes”. Mas a mesma sabedoria popular nos desafia a rever todos os provérbios, por entender que “toda regra tem exceção.” Não é pessimismo, mas realismo, rematar o provérbio “quem planta e cria tem alegria” com “e tristeza também”.

Confirmando o provérbio original, uma safra recorde brasileira – uma das maiores de todos os tempos – abarrotou silos e garantiu a euforia dos agricultores com as exportações. O tempo favoreceu a produção de frutos. Quem plantou comemora. Como exceção à regra, a seca continua dizimando plantações e animais na sofrida realidade dos irmãos nordestinos. Mesmo os agricultores que hoje comemoram já perderam incontáveis safras em cenário advers estiagem, granizo, chuva em demasia, vendaval, acidentes, ocorrência de praga, defasagem tecnológica, baixo preço do mercado, juros altos... Situações como essas impossibilitam ao agricultor, depois de tanto trabalho, saldar empréstimos. E tem gente achando que a vida de agricultor é fácil...

No que diz respeito a animais, também são constantes a alegria e a tristeza. Pecuaristas estão exultantes com resultados financeiros assegurados por seus formidáveis rebanhos. E a operação Carne Fraca fez o governo atentar para ocorrências inerentes ao setor frigorífico, prontamente revistas, o que resguardou o alto nível das exportações. E pecuaristas sofrem com oscilações do mercado, doenças, roubo e morte dos animais...

Em proporção bem inferior, se compararmos à plantação e criação em alta escala, pensamos no deleite de nos ocuparmos com o cultivo de nosso jardim ou com o cuidado das plantas de nosso quintal. É aprazível acompanhar o desenvolvimento da planta até ela recompensar nosso esforço com suas novas folhas, e com flores e frutos. Um simples vaso bem cuidado nos fascina. E quando perdemos uma planta que ganhamos de um amigo, ou uma arvorezinha que esteve muito tempo conosco, não há antídoto capaz de reverter a situação.

Também temos satisfação na lida com animais domésticos. Apesar de exigirem cuidados, asseguram-nos momentos pitorescos e marcantes. Se adoecem ou fogem, em geral não poupamos esforços para que se restabeleçam ou sejam encontrados. Ficamos aflitos vendo-os sofrer. E é doloroso recebermos a notícia de que o animalzinho precisará ser sacrificado para não sofrer mais.

Dessa forma, reconsiderando o dito criado pelo povo, fica certo que “quem planta e cria tem alegria”, porém tem tristeza também. Apesar de nunca termos desejado que assim o fosse, assim é o provérbio que a vida retificou.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por