ARTICULISTAS

Dei seta e parei!

Na última semana, ouvi uma expressão muito simples, mas carregada de sabedoria...

Fulvio Ferreira
Publicado em 14/06/2017 às 21:05Atualizado em 16/12/2022 às 12:40
Compartilhar

Na última semana, ouvi uma expressão muito simples, mas carregada de sabedoria. Ela veio de um jovem senhor, com cerca de setenta anos de vida, cheio de histórias, de aventuras e de muita luta empreendedora.

O ambiente era de festa, era o lançamento de uma nova empresa. Uma pequena indústria estava nascendo ali, rodeada de expectativas e sob o amparo de muitos padrinhos. Esta nova empresa será, com certeza e em pouco tempo, motivo de orgulho para todos.

No seu core business, isto é, no seu objetivo principal, obrigatoriamente haverá a compra diária de matéria-prima de muitos empresários de micro e pequenos negócios, entre outros. Isso, particularmente falando, é um grande indutor e incentivador de negócios. É isso que precisamos, que cada dia mais a livre iniciativa surja, porque é aqui que são criados e mantidos postos de empregos, é aqui, na iniciativa privada, que são recolhidos impostos e pagos tributos e outras contribuições obrigatórias que sustentam o Estado, nos três níveis, Municipal, Estadual e Federal.

O Brasil precisa de um Estado que seja menor, que não interfira nos negócios e que deixe o empreendedorismo surfar tranquilamente. Nada de interferências brutais e desnecessárias, de leis invasivas dentro de cada empresa, de cada loja, de cada estabelecimento.

Quanto menor o Estado for, maiores e mais fortes serão as empresas, maior e mais forte será a iniciativa privada e o ganho será coletivo, fazendo com que o país se torne muito empreendedor e livre de conceitos atrasados.

O inverso é verdadeir quanto maior for o Estado, quanto maiores e mais fortes forem as suas ações sobre as empresas particulares e sobre o Mercado como um todo, mais fraco ficará o país e mais frágeis serão as empresas. Com isso, mais e mais vezes ouviremos empresários de todo porte dizerem: no mundo dos negócios, eu não aguentei tanta exigência e tanta falta de valorização, "dei seta e parei!".

(*) Empresário, palestrante e consultor em comércio varejista

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por