SAÚDE

Como encontrar um novo dentista no Canadá

Publicado em 05/07/2021 às 17:10Atualizado em 19/12/2022 às 03:10
Compartilhar

Neste artigo, vamos orientar imigrantes brasileiros sobre o que levar em consideração na hora de procurar um dentista qualificado e profissional na região metropolitana de Toronto, na província de Ontário. Além disso, para ajudar aqueles imigrantes brasileiros que não têm plano odontológico particular no Canadá, vamos dar dicas de como conseguir atendimentos dentários mais em conta, sem abrir mão da seriedade e do profissionalismo na consulta. 

1. Mantenha distância de clínicas ilegais 

Existem muitas clínicas odontológicas funcionando de forma ilegal em Ontário. Normalmente, são locais que operam a partir de garagens e sótãos residenciais. Não importa quem tenha indicado uma clínica deste tipo para você, nosso conselho é: fique longe. Muitas vezes, as pessoas que trabalham em clínicas do tipo clandestina não têm licença para trabalhar como dentistas. E pelo fato de não terem licença, essas pessoas não conseguem comprar de legalmente o material apropriado para procedimentos e tratamentos dentários. Ou seja, elas precisam improvisar com outros materiais, o que compromete de maneira significativa o trabalho realizado. E isso nem é o aspecto mais grave do que acontece em clínicas ilegais. O mais perigoso nestes lugares são as condições precárias de higiene. Alguns “dentistas" nem chegam a usar luvas nos atendimentos. Possivelmente, para cortar custos. 

2. O barato pode sair muito caro 

Se você é um imigrante brasileiro vivendo nos arredores de Toronto e encontrou um dentista cujos preços são muito bons para ser verdade, é porque eles provavelmente são mesmo muito bons para ser verdade. Portanto, desconfie e pesquise muito antes de marcar uma consulta. Quando um profissional está oferecendo um serviço por um preço muito mais barato do que o praticado pelo mercado, com certeza, ele está “economizando" em algum lugar. O que pode significar equipamentos sem manutenção, material de baixa qualidade e, no pior dos cenários, falta de esterilização de instrumentos de trabalho. Já pensou contrair uma infecção ou uma doença por falta de higiene adequada? O reparo de um trabalho mal feito pode sair muito mais caro do que realizar o procedimento de maneira adequada desde o princípio. Sem contar o prejuízo à própria saúde. Ninguém pensa que pode perder a vida por causa de um tratamento dentário mal feito, afinal é um caso bastante extremo, mas que pode acontecer. 

3. Prevenir para não precisar remediar 

Não precisa ser imigrante brasileiro vivendo no Canadá para cometer esse erro, muitas pessoas ao redor do mundo esperam ter uma dor de dente ou um desconforto na gengiva para procurar um dentista. A falta de prevenção e manutenção na saúde da boca pode levar a problemas mais sérios, que quase sempre levam a mais consultas e tratamentos mais caros. Sendo assim, nossa sugestão é que você comece a procurar por um dentista antes que precise de um. Desta forma, você pode pesquisar com mais tempo e tranquilidade e fazer sua escolha com segurança. 

4. Utilizar boas referências 

Na hora de procurar dentista em Ontário não deixe de levar em consideração a opinião de amigos, familiares, colegas de trabalho, vizinhos e conhecidos. Quase todo mundo que já está estabelecido em uma cidade tem um dentista de sua preferência. Se por acaso você não tenha familiares nos arredores de Toronto e ainda não tenha formado uma rede de amigos para ajudá-lo com a sua busca por um dentista na região, não deixe de recorrer às avaliações online. Mesmo que você use alguma ferramenta especializada de busca por dentistas como a oferecida pela associação The Ontario Dental Association, não esqueça de procurar por informações adicionais, recomendações e avaliações na internet, usando buscadores como o Google.  O que fazer quando se é um imigrante brasileiro sem plano odontológico particular? 

Brasileiros imigrantes que vivem na grande região de Toronto sabem que uma das desvantagens do Ontario Health Insurance Plan, o plano de saúde gratuito da província de Ontário, é que ele não cobre despesas com dentista. Se você é brasileiro, vive na região metropolitana de Toronto, e não possui plano odontológico particular vamos indicar alternativas para receber atendimento dentário de forma mais barata, sem colocar sua saúde em risco. 

•   Faculdade de Odontologia da Universidade de Toronto 

A Universidade de Toronto oferece à população da região um serviço chamado Patient Clinic. Neste programa, alunos de odontologia da universidade, sob a supervisão de dentistas experientes, tem a oportunidade de ajudar pacientes com diversas necessidades: limpeza de rotina, implantes, dentaduras, obturações, até mesmo aparelhos e odontologia para crianças. Alguns procedimentos têm uma fila de espera mais longa, devido à procura. E os tratamentos costumam demorar mais tempo do que o normal para serem completados, mas considerando o baixo custo e o profissionalismo de alto nível acreditamos que a espera valha a pena. Além de receber um atendimento qualificado por um preço bem mais baixo do que o praticado no mercado, você ainda estará ajudando a comunidade, auxiliando na formação de dentistas experientes. 

•   Programa Gratuito da Prefeitura de Toronto 

Se você reside na cidade de Toronto e não possui plano odontológico privado, a prefeitura da cidade possui um programa odontológico gratuito que pode se aplicar a você. Podem preencher um formulário de qualificação, residentes da cidade de Toronto que tenham entre 0 e 18 anos, e residentes com mais de 65 anos. Estudantes acima do grade 8 de escolas secundárias também podem preencher o formulário requerendo o atendimento gratuito. Fazem parte do programa clínicas localizadas em diferentes áreas da cidade. Você pode visitar o site da prefeitura de Toronto para verificar os endereços das clínicas participantes e para obter maiores informações. O programa oferece uma grande diversidade de procedimentos: limpezas, exames, obturações, extrações, tratamento de canal, dentaduras parciais e totais, entre outros. E para você ter uma ideia de valores, por meio deste programa da prefeitura de Toronto, um residente qualificado para participar da iniciativa pode obter dentaduras pagando somente a metade do valor da taxa de laboratório.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por