ARTICULISTAS

Decisão judicial se discute

Decisão judicial não se discute, cumpre-se; frase que sempre ouvi no meio jurídico...

João Eurípedes Sabino
Publicado em 12/05/2017 às 20:24Atualizado em 16/12/2022 às 13:25
Compartilhar

“Decisão judicial não se discute, cumpre-se”; frase que sempre ouvi no meio jurídico. Para os do meu tempo que veneravam princípios, romper com essa máxima só mesmo se o mundo virasse de cabeça para baixo. O mundo não, mas o Brasil, sim, está literalmente de cabeça para baixo.

Eu que servi a tantos juízes como perito judicial, imagino o quanto tais julgadores daquele tempo sofreriam hoje com a insegurança jurídica grassando. Decisões superiores polêmicas, réus ironizando a lei, recursos sendo deferidos com rapidez em favor de poderosos, relaxamento de prisões como se os ladravazes não oferecessem riscos. E as sentenças sendo discutidas publicamente.

Estão tentando encurralar o Poder Judiciário com bravatas e manifestações populares de grosso calibre. O grande exemplo vimos anteontem quando o ex-presidente Lula diante do juiz Sérgio Moro se postou como réu cheio de razão e “em busca da verdade”. Contradições se amontoam e a matemática não fecha na Operação Lava Jato.

Que juiz, em são juízo, se submete a concentrações públicas, piquetes e outros tipos de agitações? Se o magistrado não tem eleitores e não precisa de votos, por que hesitar em decidir sobre esse ou aquele cidadão? Seu campo é outro e suas gestões são resolvidas com a caneta. Errada ou certa, a decisão deve ser reparada com recursos e não com mormaços.

Não sou especialista em prognósticos e menos ainda doutor em destino de pessoas. Mesmo sendo leigo nas duas matérias, não vejo com bons olhos o futuro de alguns senhores que desfalcaram o Brasil. Nessa mesma linha de raciocínio, não me fluem bons presságios para o ex-presidente Lula, embora me pareça ser do seu temperamento negar até morrer. "Uma mentira repetida mil vezes torna-se verdade", disse Joseph Goebbels, ministro da propaganda de Hitler. Pode não ser esse o caso de Lula, mas que parece, parece.

Que as verdades prevaleçam, para o “bem de todos e felicidade geral da Nação”. Peguei um gancho como Dom Pedro I que usou tal frase no Dia do Fico, em 09 de janeiro de 1822, há 195 anos.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por