POLÍCIA

Justiça determina bloqueio de R$ 11 milhões de grupo de empresas em Uberaba

Publicado em 05/07/2021 às 10:31Atualizado em 18/12/2022 às 15:09
Compartilhar

Justiça Estadual em Uberaba acolheu tese da Advocacia-Geral do Estado (AGE-MG) e determinou o bloqueio de R$ 11 milhões nas contas bancárias e no patrimônio de sete empresas e sete pessoas físicas (sócios e laranjas) suspeitas de organizarem um sofisticado esquema de evasão fiscal. A ação (uma cautelar fiscal com pedido liminar) foi ajuizada pela Advocacia-Regional da AGE em Uberaba, no âmbito da Operação Lastro, com base em relatórios da unidade local da Receita Estadual da Superintendência Regional da Fazenda no município, com apoio do Núcleo de Acompanhamento Criminal (NAC).

De acordo com os documentos, os réus abusaram, de forma ilícita e fraudulenta, do princípio da não-cumulatividade do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). As artimanhas ganham forma na criação artificial de cadeia produtiva e comercial por meio de empresas de fachada para que o ICMS se concentre em firmas que não têm patrimônio, faturamento ou produção de riqueza. A engenharia continua, de outro lado, com as empresas realmente lucrativas, as quais passam a ser credoras do Estado em razão da compensação do imposto nas operações anteriores (operações estas que não existiram de fato), evidenciando confusão entre empresas e sócios.

Por isso, na ação, o pedido da desconsideração da personalidade jurídica foi deferido pelo magistrado. Trata-se de um instituto que permite ao Judiciário buscar nos bens dos donos das empresas o valor suficiente para reparar o dano causado pela fraude quando o patrimônio das empresas não soma valor suficiente para quitar a dívida, pois foi manipulado com objetivo de enganar o Poder Público.

Em sua decisão, o magistrado considerou que os relatórios da Receita Estadual são fartos indícios da evasão fiscal. Entre as peças ajuizadas pela AGE, inspeções nos locais, declarações de imposto de renda de empresas e sócios, relatórios gerenciais de faturamento, transações e movimentações financeiras e análises dos contratos sociais.

Dessa forma, o juiz determinou o bloqueio dos bens das sete empresas e dos sete sócios até o valor da dívida, o bloqueio de transferência de mais de 80 (oitenta) veículos registrados em nome dos réus; a indisponibilidade de todos os bens imóveis e direitos reais sobre imóveis registrados em nome dos envolvidos. Por fim, ainda determinou que diversas empresas que possuem débitos com grupo empresarial (fruto de operações comerciais ainda pendentes de pagamento) efetuem os depósitos dos valores em juízo, determinando que se abstenham de fazer qualquer pagamento aos requeridos, sob pena de responsabilidade.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por