ARTICULISTAS

Redes sociais x autoestima

Pesquisas recentes têm demonstrado que as redes sociais influenciam diretamente na autoestima...

Eliana Barbosa
Publicado em 31/03/2017 às 20:53Atualizado em 16/12/2022 às 14:18
Compartilhar

Pesquisas recentes têm demonstrado que as redes sociais influenciam diretamente na autoestima de seus usuários, principalmente dos jovens. Aqueles que têm a autoestima fragilizada são propensos a se sentir rejeitados quando suas postagens não são “curtidas” como eles gostariam, quando leem comentários negativos a seu respeito, ou quando se deparam com fotos de amigos ostentando passeios, romances e felicidade. Por outro lado, pessoas com uma saudável autoestima usam as redes sociais para compartilhar com os amigos conteúdo relevante e positivo, o que, em consequência, lhes traz mais aprovação e admiração, fortalecendo, assim, sua marca pessoal.

Veja aqui cinco dicas de como usar as redes sociais de forma sensata e madura:

- Evite ao máximo se expor – nada de ficar ostentando seu corpo, o namorado ou marido, seus filhos, sua casa, seu carro, etc... Lembre-se que as pessoas só se interessam por aquilo que é importante para elas.

- Nada de informar sua localização atual – não é seguro para você, nem para seus familiares. Se quiser contar sobre um passeio, publique as fotos e comentários depois que voltar.

- Jamais utilize as redes sociais para desabafar sobre alguém que o desagrada. Se for preciso, diga à própria pessoa, por mensagem. Maledicência, falta de educação e de ética são formas de denegrir sua própria imagem.

- Use as redes para espalhar o bem, postando textos e vídeos que sejam de utilidade pública (inclusive denúncias comprovadas e sérias), assim como mensagens que sirvam para trazer motivação para seus amigos.

- E, finalizando, utilize os três crivos ensinados pelo filósofo Sócrates: o crivo da Verdade (tenha absoluta certeza do que vai dizer), o da Bondade (o que for comentado deverá ser em benefício de alguém) e o da Utilidade (o que for dito deverá ser em benefício de alguém). 

(*) Life coach, psicoterapeuta, articulista de jornais e de revistas de circulação nacional e internacional, autora de vários livros no campo do autodesenvolvimento, apresentadora de programas em TV e rádio, e ministra  palestras e cursos transformacionais no Brasil e nos Estados Unidos

Conheça melhor as suas atividades profissionais no site www.elianabarbosa.com.br

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por