ARTICULISTAS

Precisamos falar sobre... o meu celular!

Dietmar Kamper foi um escritor e pensador alemão do século 20, que estudou sobre filosofia, sociologia e antropologia...

Julia Castello Goulart
Publicado em 23/03/2017 às 10:12Atualizado em 16/12/2022 às 14:27
Compartilhar

Dietmar Kamper foi um escritor e pensador alemão do século 20, que estudou sobre filosofia, sociologia e antropologia. Um de seus pensamentos sobre aquele século e o século 21 me encontrou, sem querer, em uma das minhas aulas de Cultura. O professor citou-o como exemplo e eu, rapidamente, o considerei um gênio. Ele foi o meu terapeuta ali naquele momento, sem querer, esclarecendo uma angústia que estava comigo há uma semana: Estava sem o meu celular!

Estranhamente, nunca me considerei uma pessoa apegada à tecnologia. Mesmo sendo da geração “Millennials”, sempre pensei que não precisava da tecnologia a todo momento da minha vida; de certa forma, ainda me considerava autônoma. Minha surpresa foi que, desde a quebra do meu celular até o período de arrumá-lo, tudo começou a ficar imensamente mais complicado. Eu era uma tremenda inútil sem o meu celular. Precisava dele para acordar (o despertador), para me locomover por São Paulo, que ainda me é desconhecida; para me comunicar com qualquer outra pessoa que não esteja comigo no momento!

O mais impressionante é que, sem o celular, me senti excluída do mundo. Eu só ficava sabendo do que acontecia através do celular, tanto das notícias como do que acontecia na vida de amigos e familiares. Eu não podia curtir nem comentar nada. Estava sentindo falta até de digitar em alguma coisa. Contudo, de repente, algo aconteceu: meus dias pareciam ter mais tempo e eu conseguia fazer mais coisas, como ler um livro, escrever, lavar a louça, ir ao supermercado. Percebi que toda vez que me sentia entediada eu perdia o meu tempo com o celular. Agora, sem ele, toda vez que eu sentia tédio, eu fazia inúmeras coisas. O celular, como qualquer outra tecnologia, precisa de nós para ligar, para desligar, para funcionar, isso eu sempre soube. Mas era a primeira vez que eu percebia que EU precisava da tecnologia. E que eu deixava de fazer muitas coisas não por falta de tempo, mas porque estava no celular.

O pensamento de Kamper, que surgiu em mim como um “esclarecimento”, é de que existe um cicl Deus criou o homem, o homem criou a tecnologia, a tecnologia criou o homem, o homem criou Deus... E podemos dizer até que a tecnologia se tornou Deus! Deus criou o homem, representa o pensamento teocêntrico da nossa sociedade caracterizada pela Idade Média. Posteriormente, com a Revolução Industrial, Antropocentrismo, revoluções científicas e culturais, o homem havia criado a tecnologia. No século 20 e, principalmente, 21, a tecnologia criou outro tipo de homem, um homem que precisa da tecnologia para sustentar o seu já estilo de vida. E, como vamos percebendo, com os novos avanços, existe um limiar muito sutil entre a nossa própria privacidade; a tecnologia “controla” o mundo e todos nós. A tecnologia precisou de nós para existir, porque a criamos. Mas, hoje, nós precisamos dela. Torcemos, por exemplo, pelos seus avanços na saúde, para que se possa viver sempre mais.

Eu gosto da tecnologia e espero que ela ainda tenha muitos progressos, mas percebi que, às vezes, é preciso ficar um pouco off-line e viver o mundo sem estar por trás de uma tela ou de um teclado. Que, apesar de representá-las, as emoções humanas não são emojis. Que, às vezes, vale a pena aprender caminhos diferentes do que fazer sempre o mesmo caminho, escolhido por um aplicativo. Porque, por mais que precisamos cada vez mais da tecnologia, ainda há como viver humanamente...

Julia Castello Goulart

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por