ARTICULISTAS

Sonhos e desafios

Idoso é o ser que / Mesmo o tempo lhe passando /Os anos vão se acumulando...

João Eurípedes Sabino
Publicado em 17/03/2017 às 07:45Atualizado em 16/12/2022 às 14:35
Compartilhar

“Idoso é o ser que / Mesmo o tempo lhe passando /Os anos vão se acumulando / Sem a juventude lhe roubar”. Dia desses vivi este verso de um poeta popular, quando lhe perguntaram: qual é a diferença entre o velho e o idoso?

Em visita a certa amiga numa clínica de repouso senti que realmente, apesar da idade, podemos ser jovens e não velhos. Lucília de Oliveira Toledo é a jovem que repaginou o meu dia. Mente lúcida, sensibilidade aflorada, hábito da leitura e exercícios físicos dentro dos seus limites. Eis o vigor da minha anfitriã ao completar os seus 91 fevereiros no dia 28/02/2017. Fui lhe fazer surpresa e fiquei surpreendido.

“Revisora” assídua deste escriba desde 1998, consolidamos nossa amizade a ponto de me puxar a orelha quando excedo, ou fico aquém do desejável. Seu senso de análise é apuradíssimo!

Eu sou você amanhã. Ensina-me a despojar de alguns valores e a cultuar outros que a vida me traz. Assim refleti diante de Lucília quando ela, com pausada eloquência, relatou sobre o difícil desenlace de seu apartamento. “Matéria fica para trás”, disse.

Presenteei-lhe com um livro e, no ato, começou a lê-lo ao ver que nele há uma homenagem a Ataliba Guaritá Neto. Tiramos fotos, caminhamos pela casa e me apresentou sua nova família. “Se me adaptei? Ah, meu filho, não quero outra vida!”, frisou Lucília, alegre e certa de que fez uma grande opção. Realmente; vivemos de sonhos e desafios...

Leitora assídua do Jornal da Manhã, minha amiga acompanha a vida de Uberaba. Nos 197 anos de sua terra (02/03/2017), lhe desejou felicidade e trajetória promissora. Pelo jeito, minha amiga Lucília de Oliveira Toledo ouvirá muitas vezes o canto “parabéns a você”, como ouviu recentemente num restaurante da cidade.

João Eurípedes Sabino

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por