ARTICULISTAS

Previdência imprevidente

Um Projeto de Lei em estudo visa à correção de distorções na lei da Previdência, pois o setor tem registrado...

Mário Salvador
Publicado em 14/03/2017 às 07:59Atualizado em 16/12/2022 às 14:39
Compartilhar

Um Projeto de Lei em estudo visa à correção de distorções na lei da Previdência, pois o setor tem registrado um gasto crescente e, ao mesmo tempo, uma diminuição das receitas e um consequente déficit. Embora esse projeto possa acertar as contas da Previdência, poderá provocar sério desgaste nos trabalhadores, regra geral.

É surpreendente que, numa reforma de vulto nesse setor, em momento algum se tenham mencionado aposentadorias especiais. É o caso de senadores e deputados, que, após dois mandatos, independentemente da idade, passam a receber polpuda aposentadoria. Congressistas honestos certamente votarão por mudanças em suas aposentadorias, dando fim a esses e outros privilégios.

Muitos outros casos são lembrados em redes sociais. A mãe de uma senadora recebe mais de trinta mil reais mensais. Trata-se de uma pensão correspondente aos vencimentos do cargo de governador que o falecido esposo (que era vice-governador) ocupou por dez meses. Critérios de concessão de benefícios como esse, que são milhões no país, só têm a possibilidade de ser modificados por congressistas que sejam honestos com o povo.

Muitas empresas de grande porte têm débito, também de grande porte, por não terem recolhido bilhões que pertencem à Previdência. A criação de departamento jurídico específico garantiria a busca desses valores nas empresas. Se o departamento já existe, precisaria cumprir sua função e acionar essas poderosas empresas. Ou são mentirosas as listas que circulam na internet sobre firmas devedoras. O estranho é as empresas arroladas não se manifestarem.

Além de todos esses problemas, a receita da Previdência provém da soma de contribuições de empregados, empregadores e, surpreendentemente, do Estado, que está inadimplente, por não estar pagando a sua parte. Essa situação também precisa entrar na pauta de reuniões sobre mudanças previdenciárias. Provavelmente, haverá pelo menos um senador ou deputado digno que aborde a questão e a equacione a contento.

Recentemente, em regime de urgência, um mutirão realizado por médicos peritos da Previdência fez voltarem às funções milhares de trabalhadores que recebiam auxílio-doença e que, após exames, foram considerados aptos.

O assunto dos rumos da Previdência mantém em alerta permanente os segurados, pois serão eles, no final da história, os beneficiados ou prejudicados. Até agora, só se tem a certeza de que a Previdência é imprevidente: paga benefícios fora dos limites e não busca o que lhe é devido, inclusive pelo Estado. E nós, brasileiros, até pouco tempo, estávamos convictos de que, ao menos nela, podíamos confiar...

Mário Salvador

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por