ARTICULISTAS

Inferno astral

Há quem acredite: Inferno astral é a possibilidade de alguém experimentar fatos desagradáveis...

Mário Salvador
Publicado em 07/03/2017 às 09:00Atualizado em 16/12/2022 às 14:47
Compartilhar

Há quem acredite: Inferno astral é a possibilidade de alguém experimentar fatos desagradáveis, passar por “um baixo astral danado” antes do próprio aniversário. Mas, felizmente, isso é passageir sempre haverá momentos de alto astral.

O ex-presidente Luiz Inácio viveu esses dois lados da história. Em época de astral alto, tornou-se líder internacional, foi admirado por líderes com os quais se ombreava e presidiu nossa gigantesca nação, tornando-a ainda maior. Além de ter sido notável por conquistas sociais, soube usar o poder de hipnotizar as massas.

De repente, esse líder político e sindical começou a derreter. Se um dia, apontando o dedo para o Congresso, afirmou que ali “estavam trezentos picaretas” (o que o fez angariar apoio dos brasileiros pela coragem do pronunciamento), noutro dia ele perdeu o controle do comando político ao afirmar que nunca soube de nada sobre o Mensalão. Um empresário competente conhece sua empresa e sabe bem tudo o que nela se passa. Ou corre risco de ver a empresa desmoronar.

E a “brincadeira” do Mensalão foi o início da derrocada do líder. Com a condenação dos principais líderes do movimento, veio a descoberta de que o país estava à deriva. E, para culminar o calvário do ex-presidente, veio o Petrolão. Embora fosse impossível ignorar tamanho assalto aos cofres públicos, Lula insistiu que não sabia de nada.

Depois que o fio da meada começou a ser puxado, o Brasil conheceu a lama em que o poder navegava. A nefasta Operação Lava-Jato vem desmascarando poderosos empresários e políticos. Ficou difícil imaginar que alguém esteja vivendo Inferno Astral mais quente que o de Lula. A cada dia, mais um fato ruim o importuna. Vai-se desnudando a insaciável ganância de expoentes nacionais políticos e econômicos. E no topo dos erros está sempre a figura do antes inconteste líder mundial.

Lula vive uma agonia, talvez até desejando que sua prisão seja decretada, o que, usando de um pouco de artimanha, poderia transformá-lo em mártir daqueles que ainda não perceberam a situação do país. Mas um juiz, muito acertadamente, mantém Lula fora das grades, onde ele é mais útil. A respeito desse assunto, o escritor peruano Mário Vargas llosa, Nobel de 2010, afirmou: “É um juiz fora do comum. É um milagre que ele ainda esteja vivo.” A história ainda terá muitos capítulos. O povo aguarda o desfecho.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por