ARTICULISTAS

O dono do mundo

Da maneira de muitas outras pessoas em nosso país, venho acompanhando com interesse as bizarrices do bufão Trump...

Gustavo Hoffay
Publicado em 06/03/2017 às 07:54Atualizado em 16/12/2022 às 14:48
Compartilhar

Da maneira de muitas outras pessoas em nosso país, venho acompanhando com interesse as bizarrices do bufão Trump nos Estados Unidos e que avança desatinado sobre tudo e sobre todos, enquanto observo o quanto frustrado ele fica ao bater de frente com lamentáveis realidades americanas e cuja administração ele procura, em vão, associar à maneira com que ele mesmo conduz os seus megaempreendimentos imobiliários, cassinos e resorts.

Demorou mas ele finalmente bufou e percebeu que não é mais, “apenas”, um excêntrico milionário ou uma estrela de um talk-show entre outros da sua capitalista nação, o ocupante da cadeira mais disputada entre todos os seus compatriotas e na qual sentam-se os homens mais poderosos de todo o mundo. Surpreso e raivoso, quase babando e soltando fogo pelas ventas, é dessa maneira que o apontam os próprios funcionários de carreira do seu staff e com quem cruza diariamente pelos amplos corredores da Casa Branca.

São funcionários da alta e sigilosa burocracia americana e lotados naquela mansão, que dizem sentir-se como se estivessem carregando velas dentro de um imenso barril de pólvora, onde as regras não são claras ou sequer seguem alguma regra; a moral daqueles servidores federais segue em uma decadência nunca antes sentida e o faccionalismo é galopante. Enfim, o esgotamento e o stress de quem trabalha nas salas e corredores próximos ao Salão Oval estão no pico mais elevado.

E para o espanto de todos, correm notícias de que Trump deseja agitar ainda mais aquele (antes saudável) ambiente de trabalho, enquanto furioso com a profusão de vazamentos que vêm revelando seus confrontos, por enquanto apenas por telefone, com alguns dos outros principais líderes mundiais. O Conselho Nacional de Segurança dos Estados Unidos da América é inseguro, disse Trump em um dos seus não raros momentos de histeria, o que levou a colocarem as “barbas de molho” os mais antigos funcionários daquela casa.

Correm notícias de que até mesmo os assessores mais próximos a Trump e por ele recentemente nomeados para cargos diversos (e antes inexistentes) não sabem ainda qual o seu real papel na administração do governo, enquanto assistem aquele seu chefe mudando rapidamente de assunto quando algumas discussões tornam-se detalhadas, como que dando a impressão de que sabe de tudo e que está no controle, até mesmo dos botões e códigos que acionam potentes foguetes com bombas atômicas em suas respectivas ogivas e apontados para regiões estratégicas em todo o mundo.

Se achando o dono do mundo, Donald Trump mostra-se totalmente descrente de juízes, burocratas e legisladores que o impedem de cometer alguns atos que contrariam a Constituição Federal. Narcisista ao extremo, ele chega a ficar estático em frente à TV para saber o que a imprensa fala a seu respeito, do seu governo e até da sua esposa. Trump pode até ter o poder de mudar algumas regras, modificar alguns princípios de comportamento entre o povo da sua terra, jogar ao chão o que ele venha a chamar de convenções ultrapassadas, obsoletas, mas nunca irá eliminar a consciência de culpa que um dia irá incomodá-lo e como resultado de um governo que procura caminhar sem escrúpulos nos calçados.

Gustavo Hoffay

Agente Social

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por