ARTICULISTAS

Quem é você?

Quem é você, Uberaba, cidade onde eu nasci e vivo até hoje?

Márcia Moreno Campos
Publicado em 05/03/2017 às 10:32Atualizado em 16/12/2022 às 14:50
Compartilhar

Quem é você, Uberaba, cidade onde eu nasci e vivo até hoje? Uma autêntica dama que confunde os outros não revelando sua verdadeira idade. Falam em 197 anos, mas outros juram que é mais. Cidade do Triângulo Mineiro, região que já quis ser Estado, e você, Uberaba, foi cogitada para capital. Que chic! Uberaba de eternas disputas com a vizinha Uberlândia; capital do zebu; hospitaleira como poucas; cheia de morros e de paralelepípedos; feliz com suas sete colinas. Uma cidade que já foi pacífica e hoje, como todas as demais, sofre com a violência e a insegurança pública.

Como cidadã uberabense, me permito falar de você. Começo criticando seus falsos filhos, que só querem tirar vantagem do seu nome e prestígio, colocando seus interesses próprios acima das suas reais necessidades. Um bom cidadão é aquele que quer e faz o melhor para sua cidade. Estamos cheios de pessoas que se orgulham de ter nascido aqui, mas não prestigiam o comércio local, os restaurantes, os prestadores de serviço. Gastam em abundância quando em viagens para outras paragens, mas aqui, pechincham, reclamam, esnobam. Para esses, o bom é o de fora. Um filho seu, Uberaba, não pode jamais querer sujar suas ruas, jogando lixo pelas janelas dos seus carros bacanas, na maior displicência e indiferença possível. E ainda criticam, filmam e postam quando as chuvas inundam suas ruas sujas e seus bueiros entupidos. Isso não se faz. Tampouco podem se omitir na cobrança sistemática aos políticos que se locupletam dos votos dos seus eleitores, e viram-lhes as costas passadas as eleições. O bom cidadão participa, exige e não se omite.

Imagino o quanto você sofreu ao se ver desfigurada quando suas avenidas foram cortadas para a instalação de um dispensável e de mau gosto Sistema BRT. Que triste, te tornaram feia! Mas você resiste a tudo. Maltratada por esse interminável projeto Água Viva, segue carente de atenção e zelo. Precisam te respeitar, cuidar, valorizar. Fazer de você uma cidade grande depende de vários fatores, mas, para que você seja a mais bela e limpa de todas, só depende de nós. Basta retribuir o que você tem nos dado por todos esses anos: aconchego, orgulho e condições de se ter e criar uma família.

Conte comigo, Uberaba!

Marcia Moreno Campos

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por