ARTICULISTAS

E por falar em Uberaba, 197

alvez pelo fato de ter nascido na Rua do Carmo, nas redondezas do Mercado Municipal, considero esta região...

Luiz Cláudio dos Reis Campos
Publicado em 01/03/2017 às 07:25Atualizado em 16/12/2022 às 14:55
Compartilhar

Talvez pelo fato de ter nascido na Rua do Carmo, nas redondezas do Mercado Municipal, considero esta região, de especial encanto e beleza, o símbolo histórico, cultural e arquitetônico de Uberaba. Integra esse cenário a faculdade de medicina, hoje UFTM, palco de memoráveis encontros e momentos de grandeza da vida acadêmica de nossa cidade, abastecida durante décadas pelo saudoso Bar do Mil Réis. Morro acima encontra-se o majestoso Colégio

Nossa Senhora das Dores, que continua a educar e com certeza está na lembrança de várias gerações que por ali passaram e nos remetem ao tempo da escola das irmãs dominicanas, exclusiva para o sexo feminino, e dos irmãos maristas do Diocesano, para o sexo masculino. Aliada ao colégio das “freiras”, como era carinhosamente chamado, vem a bela capela, com sua íngreme escadaria. Dentro da nave, o silêncio estrondoso nos revela a importância de reverenciar o passado para dele depreender o que somos, cultuar nossa origem, perpetuando-a pelo tempo. Do outro lado, Santa Rita e São Domingos. Ela, barroca de inestimável conteúdo e forma, abençoa-nos desde os primórdios do nosso arraial. Hoje é o Museu de Arte Sacra, que reúne paramentos, imagens, vestes, mobiliário que dão o sentido histórico da Cúria Metropolitana.

Com um fôlego a mais alcançamos a Igreja São Domingos, comparável às mais suntuosas obras góticas europeias, com um detalhe especial: edificada com pedra tapiocanga. Por ali havia a presença ativa dos dominicanos, congregando para refletir a formação cristã e humanista, características eloquentes da ordem. No centro desse invejável complexo situa-se o tradicional Mercado Municipal, com sua maturidade secular, sobrevivendo em meio a tantas inovações de consumo. Consegue firmar-se exatamente por preservar a essência de origem, o vínculo informal e estreito entre “freguês” e dono da “venda”.

Neste espírito de pouco requinte e de agradável conforto humano, com uma boa “roda de prosa”, não é apenas um local de compras, mas, sobretudo, um espaço de convivência intensa, principalmente aos domingos, dos que aqui residem e daqueles que vêm visitar seus familiares. São tantas passagens pitorescas e peculiaridades das várias genealogias que aqui proliferaram e hoje se espalham em profusão. São inúmeras gerações que tão bem souberam acolher novos conterrâneos e estabelecer elos de amizade e de sangue. Essa, a meu ver, é a principal e mais importante qualidade de Uberaba em seus 197 anos de vida. Parabéns!

Luiz Cláudio dos Reis Campos

Engenheiro

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por