ARTICULISTAS

O cavalo Incitatus x o novo ministro do STF!

Ao que tudo indica, o novo Ministro do Supremo será Alexandre Moraes, ocupando a vaga...

Leuces Teixeira
Publicado em 16/02/2017 às 19:38Atualizado em 16/12/2022 às 15:09
Compartilhar

Ao que tudo indica, o novo Ministro do Supremo será Alexandre Moraes, ocupando a vaga do ministro Teori Zavaski. Reconheço de plano o seu saber jurídic grande inteligência no mundo jurídico, escritor de livros e detém titulação de doutor. O presidente Michel Temer agiu rápido, não demorou como fez Dilma na nomeação do Ministro Barroso.

Quero deixar bem claro, uma vez mais, que o novo Ministro tem um baita currícul promotor de Justiça, professor em renomadas faculdades pelo Brasil, livros e mais livros editados, professor de curso preparatório para carreiras jurídicas, dentre outras qualidades. Com um currículo desses, com certeza, tem cabedal jurídico e moral para ingressar na Suprema Corte do Brasil – STF -, inclusive, trata-se de pessoa muito simpática sob os olhares tucanos e peemedebistas. Mais ainda, ao que consta, já foi sabatinado num famoso lago existente em Brasília, conforme noticiado pela imprensa.

Daí, qual a ligação do título lançado neste artigo com a escolha do novo Ministro? Esclareço que Incitatus era o cavalo preferido do imperador Calígula – 12 d.C. 41 d.C -, e que para desmoralizar o senado da época, aquela gentalha que queria os benefícios do poder nomeou seu quadrúpede preferido para alinhar à estatura dos mesmos. Repit o Ministro indicado é pessoa de renomada figura no mundo jurídico, mais ainda, adora temas políticos!

A ligação existente e preponderante, sob a minha ótica, ocorre no modo como o candidato é escolhido. A vontade pessoal do Executivo Federal – Michel Temer –, alinhavada a outros interesses e palpites de figuras ilustres que rodeiam a claque palaciana. Esse é o problema, nada pessoal contra quem quer que seja.

Alguns dizem que quando da nomeação, apesar da amizade existente, preferências políticas do indicado, até mesmo em palanques eleitorais, o cordão umbilical é cortado, rompido. Daí, a questão não está na caneta do indicador, mas na caneta e na consciência do indicado, agora, Ministro empossado na função judicante.

Digo mais, não estou insinuando qualquer ato desabonador – passado, presente e futuro – por parte do novo Ministro, não é essa a questão.

Tratando-se de rompimento de cordão umbilical, fico muito pensativo, com a devida vênia, quando lembro da figura daquele ligado ao ventre materno, alimentando de substâncias nutritivas, essenciais para o seu desenvolvimento; até mesmo alimentação d’alma. Cortou, rompeu, mas ainda detém uma ligação de espírito, de afeto, de compaixão e até mesmo de fé e gratidão para com o indicador.

Incitatus, o quadrúpede senador do Imperador, tinha 18 assessores, contentava com feno e alfafa de boa qualidade ou não, participava dos desfiles e honras do cargo. Saiu barato, muito barato, o seu mandato, pois não cometeu besteira alguma e tinha ficha limpa. Vez ou outra vertia uma urina fétida e ácida, ah, também, despejava fezes e relinchava em locais não apropriados.

Senhor Ministro, desejo-lhe, de coração, uma judicatura forte e independente, mas como cidadão e advogado não posso concordar com esse sistema de escolha, ainda mais em tempos de operação Lava Jato. Que DEUS te guie e ilumine!

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por