ARTICULISTAS

Um convite para dias melhores

O que tinha para ser uma tradicional e temida segunda-feira, dia 6 de fevereiro de 2017 transformou-se em um começo de semana diferente, radiante, com sentimentos de esperança..

Publicado em 13/02/2017 às 09:40Atualizado em 16/12/2022 às 15:10
Compartilhar

Um convite para dias melhores

O que tinha para ser uma tradicional e temida segunda-feira, dia 6 de fevereiro de 2017 transformou-se em um começo de semana diferente, radiante, com sentimentos de esperança.

Em uma manhã, ao entrar na Biblioteca Pública Municipal de Uberaba Bernardo Guimarães, eis que flutuei em inspirações já sentidas em alguns livros já lidos, bem como a sensação de estar em um mundo diferente, distante da desigualdade e próximo a dias melhores.

Ao entrar na recepção, observei minuciosamente o fluxo de uma senhora que entrava no recinto com os braços apinhados de livros. Em alguns minutos, constatei que as dezenas de livros seriam objetos de doações e serviriam para compor o acervo de livros da biblioteca. Ainda, no caminho, recebida com sorrisos pelos funcionários e em cada passo do ambiente a confirmação de que aquela segunda-feira seria diferente.

A Biblioteca Bernardo Guimarães foi fundada em 8 de abril de 1909 e, atualmente, conta com cinco pavimentos (setor de acervo geral e pesquisa; infantil e juvenil acervo fotográfico, acervo infantil e juvenil de livros; sala da direção e restauração e setor de pesquisa virtual). Tais informações estão expostas no site www.uberaba.mg.gov.br/biblioteca .

É sabido que a leitura atua na promoção do desenvolvimento cultural, político e científico. Por isso, o contato com a leitura deve ser incentivado desde cedo, despertando o interesse de crianças e adolescentes na arte de ler. Tal prática também deve ser cultivada entre adultos e idosos, uma vez que amplia novos horizontes e proporciona melhor funcionamento do cérebro, mantendo a mente em atividade.

Por oportuno, registrem-se as sábias palavras do escritor francês Jacques Bossuet: “No Egito, as bibliotecas eram chamadas Tesouro dos remédios da alma. De fato, é nelas que se cura a ignorância, a mais perigosa das enfermidades e a origem de todas as outras”.

Feliz com o espaço que me reportou a magia que a leitura é capaz de despertar, venho, através deste, convidá-lo (a) para um passeio à Biblioteca Pública Municipal Bernardo Guimarães, localizada à rua Alaor Prata, n.º 317, no centro da cidade de Uberaba.

Desejo-lhe que a leitura também seja capaz de lhe proporcionar sentimentos de um mundo melhor. Afinal, ler é sonhar; sentir; imaginar e acreditar.

(*) Ana Carolina Cunha de Oliveira

Bacharel em Direito

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por