ARTICULISTAS

Primeiro a obrigação...

Dias atrás eu escrevi sobre o TBC, Tire a bunda da cadeira, que é uma máxima muito usual...

Fulvio Ferreira
Publicado em 25/01/2017 às 18:50Atualizado em 16/12/2022 às 15:32
Compartilhar

Dias atrás eu escrevi sobre o TBC, Tire a bunda da cadeira, que é uma máxima muito usual em empresas varejistas. Por sugestão do empresário Wellington Martins, vou tecer alguns comentários sobre o TDT.

TDT é um termo muito recente e se refere a um hábito extremamente pernicioso. Ele ataca pessoas de todas as idades, preferencialmente os mais jovens. Há casos em que pessoas acordam no meio de uma noite de sono para se render ao hábito. Uma corrente de psicólogos defende que em casos extremos os pacientes devem receber tratamento de choque.

Um dos reflexos mais lamentáveis é quando a pessoa começa a se afastar da família, dos amigos e, também, a sepultar uma carreira, muitas vezes promissora. Esquece definitivamente regras de trabalho, de comportamento e de produtividade.

A esta altura, o amigo leitor deve estar se perguntand afinal, o que é TDT?

É um mal deste século e significa Tire o dedo da tela. Refere-se, claramente, ao uso excessivo e descontrolado do celular e do tablet.

Pessoas que normalmente perdem a noção do tempo e do espaço e usam o celular sem parar. Na escola, na rua, nas filas e, inaceitavelmente, no trabalho, especialmente se o trabalho se referir a atender pessoas. Aí chega você a uma loja, a um estabelecimento de qualquer natureza, e a pessoa que deveria estar pronta a lhe servir mal olha nos seus olhos, porque não consegue largar o SmartPhone; porque não não tira o dedo da tela.

A escravidão é materializada pelo aparelho, mas se refere às redes sociais, como WhatsApp, Facebook e Instagram entre outras, e também a navegações na internet, jogos e vídeos.

Particularmente, sou adepto de todas as tecnologias, mas todos, sim, todos nós precisamos buscar equilíbrio e respeito.

Equilíbrio no uso e respeito a si próprio, ao próximo e ao trabalho.

Afinal, como diz o ditad

Primeiro a obrigação, depois a devoção!

(*) Empresário, palestrante e consultor em comércio varejista

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por