POLÍCIA

Encontrou um animal silvestre? Corpo de Bombeiros orienta como agir

Marília Mayer
Publicado em 17/01/2020 às 17:40Atualizado em 18/12/2022 às 03:35
Compartilhar

Somente na última semana, militares do Corpo de Bombeiros de Uberaba capturaram dois animais silvestres no perímetro urbano. Uma cobra estava em uma cela da Penitenciária Professor Aluísio Ignácio de Oliveira e um jacaré foi encontrado no acostamento da AMG-2555.

Nessa época do ano, devido às condições climáticas, é comum que animais típicos da fauna silvestre sejam vistos em áreas urbanas, pois eles saem à procura de comida e abrigo.

O que você faria se chegasse em casa e encontrasse um tamanduá? Improvável, né? Mas já aconteceu e, por isso, o Sargento Wender de Freitas do 8º Batalhão de Bombeiros, em Uberaba, orientou como agir em um momento desses. Segundo o militar, o principal erro cometido é tentar chegar perto.

“O primeiro procedimento é assim que avistá-lo tomar uma distância de segurança e, após tomar distância e tornar seguro, é não realizar nenhum tipo de procedimento, não jogar nenhum objeto e não tentar de hipótese alguma capturar o animal”, alerta.

Mesmo que o bicho não aparente ser agressivo, é perigoso tentar estimulá-lo de qualquer maneira, pois pode acionar o sistema de defesa e reagir contra as pessoas ao redor.

“O animal pode se sentir acuado, com medo da população e acaba tentando se proteger, às vezes, de uma forma abrupta podendo ferir a pessoa que está se exibindo ou fazendo procedimentos incorretos”, conclui.

É errado também deixar o animal fugir para outro local. O Corpo de Bombeiros por meio do telefone 193 deve ser acionado imediatamente. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por