ARTICULISTAS

Eu fico!!!

Fica?... O quê? ... Onde? ... Quando?... Como assim? ...

Marco Antônio de Figueiredo
Publicado em 09/01/2017 às 09:47Atualizado em 16/12/2022 às 15:49
Compartilhar

Fica?... O quê? ... Onde? ... Quando?... Como assim? ... Perguntas mil podem surgir desta afirmativa, afinal o momento é de expectativas e dúvidas.

Mas não precisamos nos esforçar muito para encontrar as respostas para tantas indagações, pois hoje é dia 9 de janeiro, o chamado Dia do Fico, instituído devido à célebre frase: "Se é para o bem de todos e felicidade geral da Nação, estou pronto! Digam ao povo que fico", dita por D. Pedro, em 1822.

Nove de janeiro... hoje, se meu querido pai estivesse aqui neste plano terrestre, completaria mais um ano de vida e, por isto, eu fico com uma saudade dolorida no peito ao me lembrar de seus ensinamentos quando dizia que a idade traz, atrás de si, um peso de uma responsabilidade atroz, que é a sabedoria, que na maioria das vezes a encontramos, mas também por vezes a deixamos partir.

Meu pai sempre dizia em nossos encontros “naquela mesa onde ele contava histórias, que hoje na memória eu guardo e sei de cor”, que ninguém tem a sabedoria do mundo, mas que há somente um caminho a percorrer e se segui-lo com sabedoria, alcançaremos o êxito almejado.

Eu fico por horas a pensar nos sábios ensinamentos deixados por meu pai, pois só o tempo nos amadurece ao ponto de termos a sabedoria de aprender a adormecer, sem esperar pelo dia seguinte, mas acordar como se fosse o primeiro dia de sua vida, a admirar e guardar a simplicidade de cada momento de espera e ansiedade, a perceber, como fazer para não recordar o que queremos esquecer, e viver todos os dias com a sensação de que estas imagens ficarão para sempre.

Fico a confirmar a verdade nas palavras ditas por aquele sábio pai quando repetidas vezes afirmou que nos altos comandos da guerra do dia a dia, onde nós somos soldados, a dignidade não se compra, nem surge no dia em que nascemos, mas tem que ser conquistada através da honra, da palavra dita e da fidelidade.

O Dia do Fico deveria também ser chamado de Dia do Mérito ou Dia da Nobreza, pois mérito uma vez alcançado pelo esforço, dedicação, fidelidade e capacidade, não se apaga com corretor, borracha, indiferença ou se perde com o tempo, fica solidificado para sempre. Já a nobreza é um sentimento sublime, que não se consegue apenas com palavras, mas com atitudes, e conquistada, na maior parte das vezes, na luta contra as adversidades da vida.

Como hoje é o Dia do Fico, só posso dizer que fico feliz por viver, fico feliz por ter amigos sinceros, por ter uma família feliz e unida, fico agradecido a Deus por ter tido um pai que posso ter como exemplo e que me ensinou a buscar a sabedoria, a lealdade, a fidelidade, a nobreza de saber viver com dignidade e retidão; fico feliz por ter uma esposa e filhos que são parte de mim mesmo e que também são a razão da minha existência.

Fico sim... com a sabedoria de saber ficar e saber que vale a pena saber esperar, pois com o tempo se aprende a saber viver.

Marco Antônio de Figueiredo – Advogado e articulista

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por