ARTICULISTAS

Não julgueis e não sereis julgados

Eu tinha pressa. Aquela ameaça de chuva grossa me assustava. Ao virar a esquina, logo...

Padre Prata
Publicado em 04/12/2016 às 12:08Atualizado em 16/12/2022 às 16:19
Compartilhar

Eu tinha pressa. Aquela ameaça de chuva grossa me assustava. Ao virar a esquina, logo na minha frente, sentados no primeiro degrau de um edifício, dois rapazes conversavam. Eram daqueles que assustam. Camisetas coloridas, calças no meio da canela e boné de pala na nuca.

Logo pensei no pior. Foi o que aconteceu. Um deles abriu o bic “Moço, você não tem uma graninha aí pra nós?”. Fiz-me de surdo. “Só uns dez paus”, insistiram. Começava a chover. Apressei o passo. Enquanto abria o guarda-chuva, sem perceber, minha carteira caiu. Não vi. Só ouvi um dos rapazes gritar: “Moço, o senhor deixou cair sua carteira”. Vi que o rapaz vinha com ela na mão e me entregou. Invadiu-me um estranho sentimento de vergonha. Procurei reparar o mau juízo, abri a carteira e dei-lhes uma boa gorjeta. “Deus lhe pague, moço”, agradeceram. Nem assim a vergonha passou. Tive a impressão de que o bandido era eu. A chuva começou a cair como que procurasse lavar meu pecado daquele mau juízo.

Nunca me esqueci daquele episódio. Não estou procurando sugerir que devemos acreditar em todo o mundo. Estamos rodeados de malandros, de vigaristas, de caloteiros. Mas, pensando bem, ainda há muita gente honesta. Formam a maioria. O que me preocupa é a facilidade com que julgamos os outros. Nós nos julgamos sempre honestos, bons cristãos. Criticamos os outros com muita desenvoltura. Falamos mal dos outros com muita afoiteza. É estranho nosso julgamento. Nós nos julgamos bons cristãos, com missas, terços e leitura da Bíblia. Mas não somos nada cristãos quando julgamos os outros. Pior ainda é que rezamos o Pai-Nosso. No fim desta oração há um “inciso” ao qual não damos a mínima atençã “Perdoai as nossas ofensas ‘assim como’ perdoamos aqueles que nos ofenderam”. Será que agradamos a Deus com esse distraído "assim como"? Não estamos mentindo?

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por