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Todos devem ser vendedores

Como qualquer visitante de Shopping após circular pelos corredores, namorar vitrines...

Fulvio Ferreira
Publicado em 30/11/2016 às 20:10Atualizado em 16/12/2022 às 16:21
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Como qualquer visitante de Shopping após circular pelos corredores, namorar vitrines – também sou shopper – fui à Praça de Alimentação.

Não tive dificuldade em escolher o restaurante visto que estava com fome e o aspecto visual me agradou.

Escolhi o prato e bebida. O valor total foi de 45 reais e trinta centavos. A "moça do caixa" me perguntou se eu tinha 30 centavos, pesarosamente respondi que não. Ela revirou a gaveta, mexeu e conseguiu o troco.

Após pegar o dinheiro e as moedas, calmamente olhei para ela e perguntei: Qual a sua função aqui?

Sem nenhuma hesitação respondeu:

Sou caixa.

Além da sua inocência, ela demonstrou ter recebido nenhum treinamento para ser nada além de caixa. Facilmente ela teria me vendido alguma sobremesa que custaria, no mínimo, 8 reais; ou seja, bastaria ter oferecido mais algum produto que teria feito uma venda adicional cujo valor seria de quase 20% a mais da venda inicial.

Este é apenas um exemplo da necessidade de haver treinamento e reciclagem constantes para todos os colaboradores de todas as empresas. 

E este é apenas um exemplo da necessidade de que haja a conscientização que TODOS numa empresa devem ser vendedores!

A empresa ter boa estrutura é uma obrigação.

A empresa ter bons produtos e serviços é também uma obrigação. Da mesma sorte que divulgar é obrigação, ter facilidades de venda e pagamentos também o é.

Agora, atender muitíssimo bem e mostrar iniciativa perante o cliente é, simplesmente, fator de sobrevivência, pois "acreditar é essencial, mas ter atitude é o que faz a diferença".

Está disposto a agir?

(*) Empresário, palestrante e consultor em comércio varejista

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