ARTICULISTAS

Tanto... pra nada!

Aproveito a letargia da tarde de sábado para dar continuidade à leitura do meu Helio Gaspari...

Tharsis Bastos
Publicado em 29/11/2016 às 19:40Atualizado em 16/12/2022 às 16:24
Compartilhar

Aproveito a letargia da tarde de sábado para dar continuidade à leitura do meu Helio Gaspari, que finalmente resolveu terminar sua série de livros, contando a aventura dos governos militares que por 21 anos mandaram (ou desmandaram, para alguns) no país. É o quinto livro da série. Este é o “A Ditadura Acabada”.

Leitura obrigatória para quem quer entender os porquês do surgimento do regime militar em 1964 e também o maior porquê de seu sepultament economia nacional aos frangalhos.

Como na maioria dos livros que leio, utilizo meu método “vaivém”, saltando do primeiro para o quinto capítulo, voltando ao segundo e assim por diante.

Na tarde modorrenta do sábado, abri o capítulo que narra uma linda quadra de nossa História: a aglomeração de praticamente todos os brasileiros em torno de um único pedido – Eleições diretas já!

Voltei aos meus 30 anos, quando o coração acelerava com facilidade e a imaginação ainda era movida a asas. Acompanhava “roídasunhamente” as manchetes da época. Os primeiros ajuntamentos nas capitais brasileiras, a quase obrigação de nos vestirmos de amarelo.

Ouvia, embevecido, as explicações de Ulysses Guimarães de que, sim, era possível convencer parte da bancada governista no Congresso, obter-se os dois terços almejados e aprovar a emenda à Constituição, proposta pelo barbudo deputado mato-grossense, Dante de Oliveira.

Segundo Ulysses, a única marreta capaz de vergar o aço da fidelidade partidária do PDS era a mobilização popular. O clamor das ruas.

Nas páginas de Gaspari reencontro o locutor Osmar Santos, apresentador oficial dos megacomícios; nomes que estavam ajuntados aqui, num cantinho qualquer da memória: Franco Montoro, Brizola, Tancredo, Luiz Inácio, Sônia Braga, Gonzaguinha...

Naquela pré-estreia da explosão de civismo, que aconteceria dias depois no Rio de Janeiro, o Comício da Praça Sé quase me fez levitar de emoção. Lembro o Chico cantando “Apesar de Você”; uma multidão de vozes entoando nosso Hino; a Fernanda Montenegro pedindo ao general Figueiredo que desse esta anistia (as diretas) ao povo brasileiro e depois, emocionada, foi chorar atrás do palanque.

Fecho o livro com um nó na garganta. Estou aqui pensando no Lula, no Sergio Cabral, no Palocci, no PT, no PSDB, no Azeredo, no Zé Dirceu, no Aécio, no Pimentel...

O que faltou? Onde erramos? Naquele distante 25 de janeiro de 1984 estávamos certos e seguros de que seria reinventado um país. Seria construída uma nova nação, de homens e mulheres do bem, amantes da liberdade e do trabalho honesto.

Poucas vezes em nossa história nos mobilizamos tanto. Poucas vezes lutamos tanto.

E chegamos a hoje. Chegamos à notícia de quarta-feira passada de que um grupo de nossos patrícios invadiu o plenário da Câmara Federal e fez um forte protesto, exigindo que o Brasil seja governado pelos militares...

Tanto... pra nada!

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por