CIDADE

Paciente acusa enfermagem das UPAs de negligência: "e se reclamar tem que aguentar deboche"

Rafaella Massa
Publicado em 16/06/2021 às 15:27Atualizado em 18/12/2022 às 14:41
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As Unidades de Pronto Atendimento de Uberaba voltaram a ser alvo de denúncias e reclamações. Denunciante, que preferiu permanecer em anonimato, acionou a reportagem do Jornal da Manhã, insatisfeito com o desempenho da equipe de enfermagem, a quem acusou, inclusive, de negligência em relação aos pacientes. 

Segundo o denunciante, apesar do bom atendimento da entrada na UPA até o atendimento médico, quando chega o momento da medicação é complicado, pois, os enfermeiros ficam no celular e deixam os pacientes esperando pela medicação. “E se alguém reclamar tem que aguentar deboche deles", afirma o usuário do sistema de saúde.

“Nós não queríamos nem passar na porta do hospital, mas as pessoas que estão lá estão em sofrimento com dores, passando mal. Poderiam tratar os pacientes com mais respeito e um pouco mais de atenção”, afirma a fonte. A pessoa ainda volta a reforçar a questão de pacientes que estão com Covid e ficam aguardando atendimento próximo aos que ainda não estão confirmados. 

A reportagem do Jornal da Manhã entrou em contato com a Fundação de Ensino e Pesquisa de Uberaba (Funepu). De acordo com a fundação, com relação ao atendimento realizado pela equipe de enfermagem, tais observações podem ser feitas diretamente com o Serviço Social em cada uma das unidades ou por meio da Ouvidoria Funepu nos telefones (34) 3319 7627 / 9 9763 7330, ou no e-mail: [email protected]. Segundo a Funepu, todas as demandas que chegam por estes canais oficiais são apuradas e, se comprovado que o atendimento está fora do padrão exigido pela fundação, o colaborador deve ser advertido.

Sobre os atendimentos à Covid, a Funepu afirma que desde o início da pandemia foi adotada uma série de medidas sanitárias a fim de controlar o fluxo de pacientes sintomáticos e assintomáticos nas dependências das unidades. Além de sinalizações, avisos e a disponibilização de álcool em gel, as UPAs foram divididas em duas alas diferentes, de forma que os pacientes sintomáticos em atendimento, não têm contato com os demais. A fundação ainda ressalta que na Unidade São Benedito, há uma divisória na recepção e no hall, justamente para impedir esse contato. Já na UPA Mirante, uma tenda foi montada em uma área isolada da unidade para receber os atendimentos.

“Vale destacar ainda que os pacientes são direcionados para estas áreas, após passarem pelo acolhimento. Antes deste processo, porém, os mesmos precisam respeitar os avisos instalados na parte externa, ou seja, fora das UPAs, para que não haja contato, uma vez que o paciente sintomático que busca a unidade, tem consciência de que pode testar positivo. Infelizmente nem sempre isso acontece e para além das dependências das unidades, não é possível manter tais medidas, contando apenas com o bom senso e cuidado mútuo da população”, afirma a Funepu, em nota.

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