ARTICULISTAS

Corrupção, política e corporativismo!

Caro amigo leitor, ainda continuo vivo, respirando e tocando a vida. Confesso, não tem sido nada fácil...

Leuces Teixeira
Publicado em 24/11/2016 às 19:21Atualizado em 16/12/2022 às 16:28
Compartilhar

Caro amigo leitor, ainda continuo vivo, respirando e tocando a vida. Confesso, não tem sido nada fácil. Pois bem: três questões polêmicas que, sob a minha ótica, atravancam o desenvolvimento econômico, a consciência política e cultural, ética e moral de qualquer nação.

Corrupção, do latim corrupta, junção das palavras cor (coração) e rupta (quebra, rompimento), é o ato ou efeito de corromper, tirar vantagem, projeto de poder, ato de quebrar aos pedaços, decomposição, deterioração, podridão; quem poderia explicar com maior clareza são “cumpanheiros” petistas, ou, ainda, avaliar e analisar a administração pública do partido da estrela vermelha cada vez mais solitária, nos últimos 13, 5 anos! Não estou insinuando que PeTralha$$ foram os inventores desse mal, mas que aperfeiçoaram e muito o modus operandi no sentido de lapidar o patrimônio público, disso não tenho dúvidas, são mestres, doutores, sob o comando do Marcolla de barba!

Na nossa legislação penal trata-se de delito contra o patrimônio público em geral, ainda, contra a administração geral no setor público.

Política, do grego politikos, indica todos os procedimentos relativos à polis – cidade, à arte ou ciência da organização, direção e administração de nações ou Estados. Alguns dizem no sentido de administrar a coisa Pública, e por aí vai.

Corporativismo, assim definido, por alguns: “doutrina que considera os agrupamentos profissionais como uma estrutura fundamental da organização política, econômica e social e preconiza a concentração de classes produtoras em forma de corporações tuteladas pelo Estado”. Outros ensinam que nasceu na Itália fascista.

Todavia, entendo, nos dias atuais, ditos modernos, que são três sacanagens – desculpe-me o termo – da pior espécie. Basta olhar para o nosso Brasil, a situação que estamos vivenciando e chegarmos à conclusão de que são monstrengos incorporados no cotidiano, andam de mãos dadas, entrelaçadas, ambos prestando “serviços” mútuos.

Tudo gira em torno da política, não tem jeito; infelizmente, repit tudo gira em torno da política – com “p” minúsculo, da política da mesquinharia, do é dando que se recebe, do apadrinhamento, do vale tudo em busca do favorecimento pessoal ou de determinados grupelhos!

Demorei muito para entender toda essa tramoia, sabia sim da existência dos três males, mas nunca imaginei a sórdida caminhada unida, um verdadeiro corpo fechado com seus tentáculos em todos os setores da vida! Não sei onde vamos parar. Olhe e examine os altos salários do Judiciário, do Ministério Público, do Legislativo e do Executivo. Como meu saudoso pai dizia: não tem tatu que aguenta!!! Ainda recebe o nome de servidor público! Tenha a santa paciência! Em nenhum país do mundo existe um Judiciário que consome 1,4% do Produto Interno Bruto! Com o devido respeito, isso tem nome: é uma tremenda sacanagem, um tapa na cara da sociedade, uma desfaçatez; entendo toda essa safadagem como uma forma de corrupção!

Não concorda??? Crie coragem e venha escrever! Vamos ao debate, desencastele!

Infelizmente, o espaço acabou! Volto ao tema.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por