ARTICULISTAS

Planejamento financeiro para crianças

Em recente viagem de trabalho me deparei com várias campanhas de Natal pelo estado...

Karim Abud Mauad
Publicado em 14/11/2016 às 10:37Atualizado em 16/12/2022 às 16:36
Compartilhar

Em recente viagem de trabalho me deparei com várias campanhas de Natal pelo estado e, claro, acompanhei o anúncio da chegada de Papai Noel por aqui também.

Foi incrível como o tempo passou rápido em 2016, ou melhor, como não percebemos quão rápida foi a chegada do final do ano.

Todos sabem que nesta época os gastos aumentam, principalmente quem tem criança em casa ou criança para presentear. Por conta disso, me lembrei da importância de ensinarmos nossas crianças a lidar com dinheiro, necessário o entendimento do que é um planejamento financeiro para crianças.

Os estudiosos dizem que de 0 (zero ) a 11 (onze) anos é a fase ideal para orientarmos as crianças nestes e em diversos temas da vida cotidiana. Em resumo, nesta fase das crianças, estarão lançadas as bases do adulto do amanhã. Se quisermos uma vida e um planeta sustentável, devemos cuidar e preparar nossas crianças agora.

O jeito mais simples é o exemplo dentro de casa, como orientar a meninada para arrumar o quarto, preparar o material escolar no dia anterior, cumprir as tarefas escolares, entre outros, ajudam a criar instintivamente conceitos de disciplina e organização nelas, colaborando para um adulto no futuro propenso a poupar e economizar recursos monetários. Ponto de partida para qualquer planejamento financeiro.

Aliado a isto precisamos preparar os pequenos para terem metas e capacidade de decisão. Aqui também temos que estimulá-los a escolher frente a brinquedos, roupas, sapatos, material esportivo, guloseimas e afins, a opção máxima por um item. Quantas vezes na dúvida de nossos filhos entre dois pares de sapatos, não os deixamos escolher um. Pior ainda quando não mostramos a eles que naquele momento a opção é nenhum. Muitos de nós pela ausência no dia a dia, independente do motivo, tentam compensar as crianças com presentes. Este afago momentâneo pode ser danoso na sua formação.

Lidar com frustações no presente permitirá a esta criança entender a importância e o valor dos bens materiais no futuro. Aqui cabem os conceitos de responsabilidade e ética.

Outro ponto importante é fazer a criança entender que existem vários passeios para diversão da família que não sejam apenas vitrines de lojas. Este cuidado se aplica também aos pais e responsáveis. Importante não consumir por impulso ou por frustação e termos cuidados com todas e quaisquer prestações que aparentemente cabem no nosso bolso. Os exemplos arrastam mais que as palavras.

Outro aspecto importante no planejamento financeiro a ser passado para as crianças, diz respeito ao hábito de guardar para ter, poupar recursos de eventuais mesadas e presentes de terceiros. A Fábula da Formiga e da Cigarra está aí para nos ensinar sempre.

Este assunto é primordial neste momento, pois nos faz refletir sobre gastos exagerados, desnecessários, visto que 2017 chegará e várias obrigações também, e elas envolvem nossas crianças.

O exercício feito em família é bom para todos. Aproveitem a semana com feriado e troquem uma ideia com os seus. O futuro dos nossos filhos começa agora.

Planejamento, afinal, é fundamental sempre. O exemplo começa em casa.

Karim Abud Mauad - [email protected]

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por