ARTICULISTAS

O melhor momento é hoje

Segundo pesquisa do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina...

Eliana Barbosa
Publicado em 11/11/2016 às 21:11Atualizado em 16/12/2022 às 16:39
Compartilhar

Segundo pesquisa do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, no Brasil, aproximadamente 12% da população sofre de ansiedade patológica, aquele tipo de ansiedade que foge da normalidade, afeta relacionamentos e fragiliza a saúde das pessoas.

Mas, e você? Como anda o seu nível de ansiedade? Será que você tem vivido com medo do futuro, preocupação exagerada com os familiares, insegurança em relação ao dia de amanhã? Como você lida com a rotina, o acúmulo de tarefas e o excesso de informação?

Veja aqui oito dicas de como harmonizar suas emoções e viver uma vida mais leve e prazerosa:

 Fortaleça sua crença em um Poder Superior, porque ansiedade é medo, e medo é fraqueza na fé.

 Para dominar suas preocupações, aprenda a distinguir, com bom senso, os problemas que estão sob o seu controle e os que não estão. Aqueles que você pode resolver, resolva logo, e aqueles que não dependem de você, asserene seus pensamentos, ore muito e confie.

 Ao acordar, agradeça a Deus pelo presente de mais um dia para você escrever sua história. Sorria, amorosamente, para aquela pessoa tão especial que você vê em seu espelho, cuide-se e valorize-se. O sorriso, além de ser contagiante, combate a ansiedade e o estresse.

 Durante o dia, faça uma coisa de cada vez, de preferência acompanhando as anotações de sua agenda diária, sem perder seu tempo conjecturando sobre como será o amanhã.

 Aproveite a companhia de familiares e amigos, com gratidão por eles fazerem parte de sua vida.

 Ao se deitar, nada de levar a ansiedade para a cama. Faça algo relaxante antes de pegar no sono, um banho morno, uma leitura agradável, meditação, e se puder, é claro, faça amor!

 Ter planos para o futuro é saudável, mas não sofra por antecipação. Se você desfrutar o presente, com sabedoria e equilíbrio, certamente dias melhores virão!

 Assim, hoje, agora, dê um basta a essa angústia pelo futuro, e concentre suas energias no presente, porque ele é a única certeza que você tem! 

(*) Life coach, psicoterapeuta, articulista de jornais e de revistas de circulação nacional e internacional, autora de vários livros no campo do autodesenvolvimento, apresentadora de programas em TV e rádio, e ministra palestras e cursos transformacionais no Brasil e nos Estados Unidos

Conheça melhor as suas atividades profissionais no site www.elianabarbosa.com.br

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por