ARTICULISTAS

O ocaso de um ex-líder

Metalúrgicos do ABC Paulista lotavam campos de futebol em assembleias lideradas pelo sindicalista....

Mário Salvador
Publicado em 08/11/2016 às 20:08Atualizado em 16/12/2022 às 16:42
Compartilhar

Metalúrgicos do ABC Paulista lotavam campos de futebol em assembleias lideradas pelo sindicalista Luiz Inácio da Silva para debater acordos com empresários do setor, engendrando conquistas expressivas em salários e contratos de trabalho. Carismático, Lula partiu para a militância na política, alçando altos voos, ajudando a fundar o PT – Partido dos Trabalhadores. Esse partido, mesmo com a corrupção já então vicejando em terras brasileiras, não faria manobras escusas; objetivava defender os ideais da Pátria.

Líderes se reuniram em torno de Lula. E Luiz Inácio teria, na época, moral e força para afirmar que “neste Congresso Nacional existem 300 picaretas”. Já bom entendedor do movimento político, candidatou-se à Presidência da República, sendo derrotado por Collor e, em nova tentativa, por Fernando Henrique Cardoso. Lula e o PT, tendo como adversários políticos os empresários (a chamada classe dominante ou elite), entenderam que, se não mudassem a estratégia, nunca ganhariam a eleição presidencial. Numa carta à nação, Lula transformou-se no Lulinha Paz e Amor, prometendo respeitar o empresariado e, por tabela, as elites.

Derrubada a barreira que o impedia ser eleito, Lula tornou-se Presidente. De líder nacional, passou a mundial. É celebre a forma como foi apresentado por Obama, presidente dos Estados Unidos, aos demais presidentes de nações poderosas, em reunião de cúpula: “Este é o homem! Grande líder político! Poderá ser Primeiro Secretário da ONU!” Assistindo, pela internet, às gravações desse encontro de líderes, sentimos saudades de Lula como grande líder. Lula foi reeleito Presidente e passou depois o cargo à desconhecida Dilma, que ele conseguiu reeleger, numa campanha de acusações absurdas aos adversários.

Tramado por José Dirceu, que Lula jurou não conhecer, veio o mensalão, que consistiu em operações de compra de votos no Congresso – o mesmo que, por certo, abrigava “300 picaretas que se vendiam”. E, através do Petrolão, fonte de vultosas propinas a partidos – principalmente para o PT – políticos e partidos políticos ficaram bem de vida. E a Petrobras, maior empresa do Brasil e uma das maiores do mundo, quebrou.

Com a Operação Lava Jato encarregada de punir aproveitadores e recuperar valores, o líder de outrora se apequenou, envolvido em muitas das operações de desvio de verbas da estatal e outras situações que podem prejudicá-lo criminalmente. Ao deixar o Palácio onde se hospedou por oito anos, levou consigo objetos que pertencem à Nação. O poder conseguiu corromper Lula e o PT. Com isso, muitos políticos ligados ao PT foram condenados. E, nas últimas eleições, o PT emplacou vexame nacional.

O poder nem sempre corrompe. Tudo depende do caráter de quem o ocupa. Quem opta pela ambição em detrimento dos interesses do país, mais cedo ou mais tarde experimenta o gosto do ocaso, da derrota e o peso da justiça. Mesmo que um dia esse alguém tenha sido aclamado grande líder mundial.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por