Com a proximidade da Black Friday e das compras de fim de ano, a procura por ofertas na internet aumenta. Consumidor, alguns cuidados devem ser tomados. Analise a oferta e evite comprar por impulso. Embora os 'descontos' possam parecer muito atrativos, o valor final de suas compras pode comprometer seu orçamento. Identificar quem é o fornecedor no site (razão social, CNPJ, CPF, endereço físico e eletrônico, telefones, e-mail e etc) é muito importante. Consumidor, redobre os seus cuidados quando o site exibir como forma de contato apenas um telefone celular. Por lei, os dados do fornecedor devem ser informados de maneira clara e com destaque. Busque referências de fornecedores. A consulta na Fundação Procon e em redes sociais podem ser um bom instrumento para auxiliá-lo na escolha. Fique atent o fornecedor é obrigado a discriminar no preço toda a despesa adicional que houver, como, por exemplo, o frete. Salve ou imprima todos os documentos que demonstrem a compra e a confirmação do pedido e guarde a Nota Fiscal. O consumidor que compra um produto ou contrata um serviço pela internet tem direito de se arrepender no prazo de 7 dias, contados a partir do recebimento do produto ou assinatura do contrato. A empresa, por sua vez, tem o dever de enviar ao consumidor a confirmação imediata do recebimento do pedido de cancelamento, bem como o de comunicar o fato imediatamente à instrução financeira ou à administradora do cartão, para que a transação não seja lançada ou para que os valores pagos sejam estornados.
Cláudia Feres
Professora Universitária
Chefe de Departamento do Contencioso da Fundação Procon Uberaba