ARTICULISTAS

Uma nova odontologia

Foi-se o tempo em que o Brasil era considerado o país dos banguelas. Foi-se o tempo...

Elizabete Nogueira Januário
Publicado em 25/10/2016 às 19:39Atualizado em 16/12/2022 às 16:53
Compartilhar

Foi-se o tempo em que o Brasil era considerado o país dos banguelas. Foi-se o tempo em que o maior problema de dentição das crianças do Ensino Fundamental eram as cáries. O mundo mudou e com ele os hábitos alimentares e de higiene bucal também mudaram, para melhor, diga-se de passagem. Não que isso seja uma ameaça para a profissão odontológica. Ao contrário. Essa mudança é reflexo de uma odontologia preventiva, que vem atuando na base, trabalhando a conscientização das comunidades.

A mudança de hábitos da sociedade brasileira e o avanço das pesquisas científicas têm contribuído para que a odontologia avance para novas áreas de tratamento, agregando valores à profissão. É o caso dos tratamentos que visam uma melhor condição estética do paciente. Sem se esquecer do benefício à saúde, a ortodontia e a implantodontia têm dado uma importante contribuição para aqueles que almejam estampar uma dentição perfeita. O tratamento de combate ao ronco também pode ser uma área de atuação odontológica.

Paralelo aos tratamentos que resolvem casos que antes pareciam sem recursos, avançam também os equipamentos. Aparelhos sofisticados que minimizam o medo do paciente, até mesmo cadeiras confortáveis, que parecem abraçar o cliente, dando a ele aconchego no momento do tratamento, são inovações que têm aproximado a clientela.

Ainda que as inovações técnicas e tecnológicas façam a diferença, abrindo novos caminhos para a odontologia, o caráter humano dos profissionais também merece destaque. Dentistas que, além da habilidade técnica, são dotados de sensibilidade e amor ao próximo, capazes de perceber e entender as aflições do cliente, são os verdadeiros responsáveis pela propaganda positiva do profissional e da profissão. Por mais que o mundo evolua, atender bem e oferecer um tratamento humanizado serão sempre o melhor marketing da odontologia. 

(*) Cirurgiã-dentista, doutora em Patologia, especialista em Ortodontia e Ortopedia Maxilar

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por