ARTICULISTAS

Professor de si mesmo

Publicado em 14/10/2016 às 09:29Atualizado em 16/12/2022 às 17:01
Compartilhar

Em dias de homenagens às crianças e aos professores, vamos refletir sobre a nobilíssima profissão de ensinar.

Hoje em dia, vemos, com tristeza, que muitos pais têm transferido aos professores a sua própria missão essencial que é educar com disciplina e amor, o que tem gerado à Escola a responsabilidade não só do ensino, mas também da educação de seus alunos.

Dessa forma, compete aos mestres um conhecimento integral do ser humano, porque, mais do que o conteúdo didático que devem ensinar, vão deixar para seus alunos a sua marca pessoal, o seu exemplo de conduta e de vida. O professor passa a ser, então, não só aquele que sabe muito, mas, principalmente, aquele que ensina a viver.

Porém, uma pessoa só consegue ensinar bem aquilo que vivencia, o que faz parte de seu cotidiano. E é aí que nos deparamos com muitos desacertos dentro das salas de aula, porque os alunos buscam por exemplos positivos e, muitas vezes, encontram professores infelizes com sua profissão, desleixados consigo mesmos, sem o mínimo de motivação e entusiasmo. E que ainda se acham no direito de reclamar da falta de consideração e de participação de seus alunos...

Ora, sabendo que a figura de um mestre representa um manancial de exemplos para os estudantes, cabe a cada pessoa que carrega a responsabilidade do magistério se transformar, em primeiro lugar, em professor de si mesmo, educando-se e desenvolvendo alguns comportamentos que acabarão por influenciar, de forma benéfica, seus alunos.

Eis aqui, então, algumas considerações a esse respeit 1) Demonstre sentimentos de autovalorização, cuidando melhor de sua aparência, porque enfeitar-se para estar com os estudantes demonstra que você se valoriza e os valoriza, também; 2) Ensine seus alunos a se programarem mentalmente para aulas estimulantes e para ser bem-sucedidos na disciplina que você ensina; 3) Faça do elogio seu instrumento de trabalho mais importante, porque o professor incentivador faz com que seus aprendizes sejam autoconfiantes e cooperativos; 4) Estimule os alunos a opinarem sobre seus métodos de ensino, porque isso demonstra que você respeita a opinião deles; 5) Antes de cobrar comportamentos adequados dos estudantes, conheça-se melhor e veja o que você tem feito para marcar positivamente a vida deles. 6) E lembre-se: a persuasão só acontece quando você consegue demonstrar um interesse sincero pelo outro – olhos nos olhos, saber ouvir, sorriso nos lábios e disciplina na hora certa.

Se você, que é professor, quer ser bem sucedido em sua profissão–missão, pergunte-se, todos os dias, que lembrança você está deixando aos seus alunos. Se for lembrança de medo, desprezo, displicência, indiferença, então, por favor, mude de profissão, porque as escolas precisam de pessoas que tragam, no coração, amor, dedicação e, sobretudo, alegria de viver!

Mestre, no verdadeiro sentido da palavra, é aquele que carrega dentro de si não só o conhecimento, mas, principalmente, a sabedoria e a arte da liderança!

(*) Eliana Barbosa

Eliana Barbosa é life coach, psicoterapeuta, articulista de jornais e de revistas de circulação nacional e internacional, autora de vários livros no campo do autodesenvolvimento, apresentadora de programas em TV e rádio e ministra palestras e cursos transformacionais no Brasil e nos Estados Unidos.

Conheça melhor as suas atividades profissionais no site www.elianabarbosa.com.br

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por