ARTICULISTAS

Chega de se sentir inferior

Tempos atrás, recebi uma carta de uma jovem dizendo se sentir muito insatisfeita...

Eliana Barbosa
Publicado em 30/09/2016 às 19:50Atualizado em 16/12/2022 às 17:11
Compartilhar

Tempos atrás, recebi uma carta de uma jovem dizendo se sentir muito insatisfeita com sua aparência, que não consegue dirigir depois que bateu o carro, tem pânico de lagartixa e nunca consegue terminar o que começa a fazer. Além disso, sente-se inferior e insegura nos relacionamentos, o que a torna uma pessoa inibida e fechada. E ela me pergunta o que fazer para ser mais corajosa, segura e determinada.

Então, enviei a ela (que teve a coragem de expor suas dificuldades), e a todos que também sentem um ou mais desses sintomas de baixa autoestima, estas sugestões:

· De uma vez por todas, dê um basta em sua autodepreciação! Comece respeitando-se mais, bem como suas opiniões e vontades, sem ficar esperando respeito dos outros.

· Entenda que toda mudança em sua vida sempre deverá começar por você, por sua mudança de postura. Ninguém vai valorizar quem não se valoriza.

· Acredite no seu merecimento de viver mais alegre, livre de medos e plena de realizações porque a vida vai lhe oferecer exatamente aquilo que você esperar dela.

· Ao acordar, todos os dias, olhe-se no espelho, e, sem crítica alguma, sorria pra você, admire-se como pessoa, abra seus braços e dê em si mesma um grande e afetuoso abraço.

· Programe-se positivamente para a felicidade e o sucesso, com declarações positivas que devem ser repetidas várias vezes, todos os dias: “Eu me amo, me admiro e me nutro de confiança e afeto”, “Eu sou capaz de realizar meus sonhos!”, “Eu mereço ser bem tratada”, “Sou feliz e grata porque estou vencendo minhas limitações!”, etc.

· Embora muitas vezes isso ainda não seja verdade em sua vida, seu cérebro, cuja função é acatar tudo o que lhe é dito sistematicamente, acreditará nas palavras promissoras e vai providenciar uma forma de fazer cumprir o que você determina.

· Sem medo de desagradar às pessoas “folgadas” que a cercam, diga “não” quando sentir vontade, sem culpas. Só assim, recusando-se a “engolir sapos”, você estará sendo sincera com quem merece seu maior respeit Você Mesma!

· Guarde bem: Ninguém é capaz de fazê-la se sentir inferior, a menos que você ofereça seu consentimento.

· E, quanto mais você alimentar seu amor próprio, mais encantadora você se tornará! Vamos lá, então! Hora de levantar a cabeça e mudar!

(*) life coach, psicoterapeuta, articulista de jornais e de revistas de circulação nacional e internacional, autora de vários livros no campo do autodesenvolvimento,  apresentadora de programas em TV e rádio, e ministra  palestras e cursos transformacionais no Brasil e nos Estados Unidos

Conheça melhor as suas atividades profissionais no site www.elianabarbosa.com.br

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por