ARTICULISTAS

Votar e fiscalizar - Um ato cidadão

Iniciamos a semana que fecha o ciclo das eleições em primeiro turno país afora...

Karim Abud Mauad
Publicado em 26/09/2016 às 07:55Atualizado em 16/12/2022 às 17:13
Compartilhar

Iniciamos a semana que fecha o ciclo das eleições em primeiro turno país afora.

Na quase totalidade das cidades, pouco se discutiu sobre o futuro e os seus projetos. Temos muito a avançar e creio que isso ocorrerá apenas no segundo turno. Já abordei esse assunto em artigo recente. Creio que teremos esta chance em Uberaba.

Este, porém, não é o tema principal aqui, e sim a necessária participação do cidadão, lendo, assistindo ao horário eleitoral, inteirando-se das propostas, escolhendo o candidato e votando, exercendo sua cidadania. Evite anular ou votar branco. Faça uma opção, não invalide seu voto. Alguém será o prefeito de sua cidade e 14 pessoas serão vereadores, no nosso caso; em outras, nove; outras, 21, e por aí vai, com ou sem seu voto. Sua ação ou omissão elegerá representantes para a cidade. Não se omita. Um dia de omissão pode representar 4 (quatro) anos de problemas. Participe do processo.

E não é aí que acaba seu papel cidadão, faça mais, seja voluntário e acompanhe o pleito. Na eleição para a Presidência do Brasil em 2014, houve muitas dúvidas, debates em redes sociais, sobre urnas, horários, possíveis irregularidades na votação e apuração dos votos. Não devemos dar chances para isso, fiscalize o processo, acompanhe, das 8h às 17h, a urna onde você votou, credencie-se para ter acesso ao boletim de urna, gerado no final do dia de votação. Participe, não devemos deixar margem para dúvidas. Vamos auxiliar a Justiça Eleitoral no desempenho do seu papel de zelar pela legitimidade da eleição como um todo.

É um dia só, arrume um amigo, parente e reveze com ele. A cidade, o estado e o país agradecem.

Vivemos um regime democrático que, para se aperfeiçoar e corrigir distorções, precisa da nossa participação permanente. Aja.

Falo em atividade cidadã, e não em atividade partidária. Seu ato cidadão é necessário para que o simples apertar e confirmar seu voto nas urnas não seja perdido. Reflita.

Tenho certeza de que é uma semana de definições, em que se resolverá, para muitos, seu destino e a escolha do seu voto. É a reta final e o momento da definição. Conheça.

Finalizo com a convicção de que ao Agir, Refletir e Conhecer os candidatos, você, seus amigos e suas famílias saberão qual escolha fazer. Por isso, é importante também acompanhar e fiscalizar o processo.

Um lembrete: para poder exercer este direito, procure um Partido e se credencie como fiscal voluntário.

Boa semana, boa escolha e que bom que exerça sua cidadania.

Karim Abud Mauad

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por