ARTICULISTAS

Sem polêmicas

Uma das maiores dificuldades nos relacionamentos é conviver com pessoas tóxicas...

Eliana Barbosa
Publicado em 16/09/2016 às 20:03Atualizado em 16/12/2022 às 17:20
Compartilhar

Uma das maiores dificuldades nos relacionamentos é conviver com pessoas tóxicas, aquelas que sentem prazer em provocar os outros, chamar para a briga, criticar e criar polêmicas. E elas estão em toda parte - na família, no trabalho, no supermercado, na fila do banco, e, geralmente, não poupam ninguém.

Quem gosta de polemizar e criar caso com tudo é alguém com a autoestima muito baixa, que não se aceita como é, e, por isso, passa a vida com mau humor e pessimismo... Com forte sentimento de inferioridade, leva tudo para o lado pessoal, não se contenta com argumentos e quer sempre ter a última palavra.

E como lidar com gente assim – marido, esposa, pais, filhos, colegas de trabalho, desconhecidos...?

A minha primeira dica é que você abasteça-se de autoamor e autoconfiança para não se envolver na negatividade dessas pessoas.

Pare de perder seu tempo argumentando com elas, dando conselhos para quem já se acha dono da verdade, porque isso acaba ferindo seus próprios sentimentos. Essas pessoas, além de complicadas, são muito ingratas.

É perda de tempo ficar idealizando como você gostaria que elas fossem, ou discutir com elas o seu ponto de vista.

Em nome de sua paz interior, entenda a natureza de cada um, sem ficar cobrando que seja o que você considera o certo ou o melhor... Mas cuidado, entender não quer dizer passar a mão na cabeça do outro e engolir desaforos ou injustiças... Para que te respeitem, você precisa se impor, e uma das formas mais inteligentes de se impor diante de pessoas ignorantes é o silêncio.

Outra sugestão é que, tanto quanto possível, mantenha distância destas criaturas complicadas. Pesquisas revelam que somos a média das cinco pessoas com quem passamos mais tempo. Isso quer dizer que precisamos ser bem seletivos em nossos relacionamentos, para não nos intoxicar com a poluição mental, emocional e verbal dos outros.  

Pense nisso!  

(*) life coach, psicoterapeuta, articulista de jornais e de revistas de circulação nacional e internacional, autora de vários livros no campo do autodesenvolvimento,  apresentadora de programas em TV e rádio, e ministra  palestras e cursos transformacionais no Brasil e nos Estados Unidos

Conheça melhor as suas atividades profissionais no site www.elianabarbosa.com.br

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por