ARTICULISTAS

Santa Cármen Lúcia!

Caro leitor, confesso, estou muito entusiasmado com a posse da ministra Cármen Lúcia...

Leuces Teixeira
Publicado em 15/09/2016 às 21:29Atualizado em 16/12/2022 às 17:21
Compartilhar

Caro leitor, confesso, estou muito entusiasmado com a posse da ministra Cármen Lúcia na presidência do STF, bem como no Conselho Nacional de Justiça, instância máxima que atua na correição, fiscalização e atuação dos membros do Poder Judiciário.

Seu antecessor, ministro Ricardo Lewandowski, sob minha ótica, teve uma atuação muito discreta, tímida; mais voltada para os interesses corporativos da classe – uma obsessiva preocupação com aumento de salário e mais regalias para os convivas desse seleto grupo. Falo desta maneira, não com o intuito de criticar por criticar, não e não. Confesso – usando termo jurídico –, sou sim um severo crítico do Judiciário, incluindo, neste balaio, com todo o respeito, os integrantes do Ministério Público.

Quero frisar, uma vez mais, nunca tive qualquer problema com algum integrante dos órgãos citados. Nunca! Tenho o maior respeito e apreço pelos integrantes de tão nobre carreira. Na sua imensa maioria constituído de homens e mulheres do mais alto gabarito, pessoas que estudaram muito, muito mesmo, para chegar onde chegaram. Não estou sendo hipócrita, jamais! Como advogado e cidadão, respeito e muito as autoridades envolvidas na busca da justiça.

Todavia, minhas críticas caminham no sentido institucional. Tanto Ministério Público e Judiciário estão alheios, bem distantes, dos problemas e das mazelas que sufocam o povo brasileiro. Tais fatos ocorrem uma vez depois de concursado e com estabilidade funcional garantida pela carta magna. Tudo muda, tudo transforma, é incrível. O sapo que vira príncipe da noite para o dia, ou a perereca do brejo que vira princesa. Falo desta maneira, mirando, principalmente, naqueles que vieram de classe menos abastada – pobre no sentido legal –; ah, esses menos abastados, que sofreram economicamente, quando chegam lá, é um baita de um problema.

Tenho a plena convicção que o assunto vai render, pode render o quanto queira, estou pronto para o debate, de peito aberto e cabeça erguida. Digo, ainda, que o comportamento noticiado não é regra, mas exceção!

A ministra Cármen Lúcia estudou e trabalhou muito para chegar onde chegou, muitas renúncias, viagens adiadas, festas não frequentadas, etc.! Uma mulher lutadora, estudiosa, humilde e conhecedora dos reclames da sociedade. Mineira de Montes Claros, uma região castigada pela seca, é uma mineira sertaneja, como dizia Euclides da Cunha: é sertanejo, sertanejo sim!, mas, acima de tudo, é um forte! Já chegou dizendo que não tem nada para comemorar, nada de festas de convivas e tudo mais, simplesmente uma água gelada e um cafezinho. Acrescentou: o povo brasileiro não está festejando nada, não tem nada para festejar, está em penúria, custando a pagar o que deve. Parabéns, ministra Cármen Lúcia, que DEUS te dê força e coragem para combater o bom combate! Mulher, mineira, corajosa e inteligente! Vai fazer bonito, sim, não tenho a menor dúvida, vai colocar o dedo em cima de muita “ferida” que beneficia alguns afortunados e apaniguados!

Em temp gostei da expressão dos procuradores de Curitiba: Lula, o comandante da Lava-Jato! Cadeia nele!

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por