ARTICULISTAS

Livros, leitores e longevidade

Pesquisa da Universidade de Michigan envolvendo 3.635 pessoas com mais de 50 anos...

Mário Salvador
Publicado em 13/09/2016 às 19:58Atualizado em 16/12/2022 às 17:22
Compartilhar

Pesquisa da Universidade de Michigan envolvendo 3.635 pessoas com mais de 50 anos concluiu: ler livros (ao menos trinta minutos por dia) prolonga a vida. Independentemente da pesquisa, ler livros é tudo de bom.

Um leitor nunca está só: envolve-se com novas ideias, informações, teorias, argumentos, sugestões, histórias, biografias, ação, personagens... Ler enriquece vocabulário e linguagem; informa, instiga, emociona, surpreende, diverte. Quem lê viaja para outras épocas e lugares; entrega-se a uma imaginação sem limites. Um mesmo livro suscita experiências diferentes em leitores distintos. E a experiência também é diversa quando se lê o mesmo livro em épocas diferentes da vida.

Livros sobre “Tarzan, o Rei da Selva”, personagem de Edgar Burroughs, marcaram minha adolescência. Eu imaginava a força, habilidades e, também, o grito de guerra desse herói conhecedor da selva e dos animais. Órfão, ele foi criado por macacos. E vencia distâncias servindo-se de cipós. Tinha a seu lado a linda Jane e a macaca Chita.

Quando consegui meu primeiro trabalho, comecei a formar minha biblioteca particular. Além de ler esses livros que eu escolhia para comprar e os que conseguia por empréstimo, aguardava ansioso a chegada de cada primorosa obra do mês do Clube do Livro, do qual era sócio.

Quem cria o costume de ler não para. E a literatura é arte privilegiada, pois um número significativo de obras incríveis contempla toda faixa etária, gostos e interesses. Há livros sobre todos os assuntos; livros divertidos, tristes, práticos, inspiradores, didáticos, instrutivos, arrebatadores... E livro de todo formato, tamanho, espessura, cor, com ou sem ilustrações, e de todo material – inclusive livro digitalizado. A originalidade é tal que, quando se crê não haver mais nada a inventar, ainda surgem inúmeras opções formidáveis.

Um leitor nasce do exemplo, apoio e incentivo da família, amigos, colegas, educadores – professor, bibliotecário... Constituem privilégios, em especial para o público infantojuvenil, o acesso a bibliotecas; a possibilidade de formar a própria biblioteca; participação em clubes de leitura, troca-troca de livros; oportunidade de ouvir ou contar histórias, de tornar-se escritor, de conversar com escritores e ilustradores sobre a vida e obras... Feiras de Livros ajudam nesse sentido e possibilitam encontro com os pares e o deleite desse mundo peculiar e deslumbrante.

Talvez nem seja novo que ler livros aumente a longevidade. Tal ideia parecia já estar implícita nessa atividade, afinal ler nos faz felizes. E, convenhamos, se assim o somos, longevidade é detalhe. Não querer ou não poder sentir esse prazer é passar pela vida sem viver.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por