ARTICULISTAS

Amores (im)possíveis

Amar é, talvez, o sentimento mais misterioso do mundo...

Julia Castello Goulart
Publicado em 31/08/2016 às 08:04Atualizado em 16/12/2022 às 17:30
Compartilhar

Amar é, talvez, o sentimento mais misterioso do mundo. Não é a toa que pensadores, filósofos e poetas pautavam-no como tema de suas divagações. Pode ser o amor trágico de Romeu e Julieta ou o amor juvenil de Hermione e Rony (Harry Potter), que emocionam o mundo e nos fazem acreditar, de certa forma, que amar é uma questão de querer muito.

Uma vez ouvi uma história sobre o porquê de termos apenas um coração. Temos dois ouvidos, dois olhos, dois braços, duas pernas, dois pulmões, mas apenas um coração. Segundo essa mitologia, nós temos apenas um, porque o nosso segundo coração que até certo momento encontra-se perdido, está com outro alguém. Cada ser possui um ser correspondente que o completa: são as famosas almas gêmeas. Sim, é bem confortante pensar que todos nós temos uma alma gêmea, que só cabe a nós procurar. (Pena que não existe um mapa com instruções).

Se existem almas gêmeas ou não, eu não sei. A questão é acreditar fielmente nisso e, assim, sempre buscar se encaixar, se identificar, combinar totalmente com o outro. Entretanto, sempre encontramos pessoas imperfeitas, problemáticas e muito diferentes de nós, em nosso caminho. E é nessa busca por ter que combinar totalmente, que muitas vezes indivíduos se anulam. Deixam de fazer seus interesses, para não discordar do outro. Dessa forma, apenas nos diminuímos. Ao contrário do que é realmente amar.

Ainda bem que às vezes discordamos e brigamos com quem amamos, porque isso nos faz maiores: mais tolerantes, mais respeitosos, mais curiosos e também mais completos. Completos, porque de apenas um coração que bate em certa batida, aprendemos a seguir um compasso diferente para bater juntamente com o outro coração. Amar exige doar e doar muito, mas também receber em troca. Assim, a dificuldade do “amar” não é achar nossas almas gêmeas (se é que elas existem), mas, sim, saber lidar com as diferenças.

Não existem fórmulas para um relacionamento durar, isso eu acredito. Porque amar, um amor entre duas pessoas é tão íntimo que é impossível se criar padrões e regras. Amar alguém é enfrentar desafios todos os dias. É acreditar que tudo vai dar certo, mesmo com os obstáculos que muitas vezes a vida impõe: distâncias, doenças, dificuldades, ausências. É tão difícil amar, mas ainda assim o fazemos, porque sabemos como é bom e essencial ser amado. Amar é, no fim, querer muito que exista um final feliz para sempre, mesmo que nem sempre admitamos acreditar em um.

Julia Castello Goulart

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por