ARTICULISTAS

Continue avaliando a música

Eleições municipais acontecendo na majoritária e na proporcional...

Karim Abud Mauad
Publicado em 29/08/2016 às 07:54Atualizado em 16/12/2022 às 17:32
Compartilhar

Eleições municipais acontecendo na majoritária e na proporcional. Os atores já definidos na sua grande maioria, com eventuais surpresas pontuais aqui e acolá.

Programas de rádio e TV no ar, cabe ao eleitor assistir e formar opinião. Carreatas, santinhos, visitas, reuniões, vários são os eventos onde os candidatos buscam o apoio ou de fato o voto do eleitor. Voto cidadão, assim esperamos todos.

Estou no rol dos que avaliam que o eleitor sempre sabe em quem votou. Os nossos leitores do jornal com certeza. Se isto é regra, e não exceção, cabe a todos escolherem com tranquilidade quem merece representá-los nos próximos 4 anos, a partir de 2017, no Executivo e no Legislativo.

Fundamental a busca pelo voto consciente e consistente. O voto é individual e deve ser exercido por todos com este direito, independente de sua obrigatoriedade ou não; afinal por ação ou omissão, todos ganham ou perdem com os desdobramentos do seu voto. Repit mesmo seu voto sendo individual, o efeito do mesmo é coletivo. Pense e avalie.

Ultimamente, temos visto nas redes sociais, independente de qual seja, muita agressividade na busca pelo voto. Os candidatos quase nunca, eleitores, na maioria, assessores, amigos, simpatizantes com maior carga de ataques. Cuidado, pois devemos primar por eleições no campo das ideias, e não das agressões pessoais. Uma discussão saudável é sobre programas, projetos, ações, e não de pessoas. Devemos respeitar o direito do outro de discordar do seu ponto de vista e o convencimento deve vir no campo das propostas. Política não é futebol, não estamos no Fla x Flu, muito menos no UBER x NAL, apenas temos que definir entre as várias opções a cidade que queremos, lembrando que, assim como os jogadores mudam de camisa, é facultado aos políticos, dentro das regras eleitorais, mudar de partido. O cuidado deve ser com aqueles que vestem todas as camisas e jogam em todos os partidos, com a finalidade precípua de nunca perder o jogo e, claro, a eleição. Tem muito disto por aí, aqui não sei – percebam caros leitores e eleitores.

Não é necessário lembrar que o pleito se encerrará em outubro próximo e que os eleitos irão governar todos, e não apenas os seus eleitores e, portanto, deverão governar para todos, e não para alguns. Democracia, Estadismo, Cidadania, Visão coletiva e Bem-estar social devem ser conceitos do conhecimento de todos que buscam votos, para que, ao se elegerem, possam realmente exercer suas funções com a dignidade e a responsabilidade dos cargos que almejam.

Temas fundamentais, como Educação, Saúde, Segurança, Mobilidade Urbana, Desenvolvimento Sustentável, entre outros, devem estar na ordem do dia dos candidatos ao cargo majoritário e, aqui, ressalto que o vice é parte importante desse processo, pois não devemos escolher apenas um, e sim dois, para que personalismos sejam evitados.

Na proporcional, perceba quem realmente sabe o papel do vereador na vida comunitária; devemos evitar que estes supram a falta do Executivo, deixando seu papel de legislador e fiscalizador para agir como mini ou subprefeituras, onde esta não vai, por ação ou omissão.

Finalizo lembrando ao cidadão uberabense que seu melhor movimento nas próximas eleições é o voto cidadão. Temos que avaliar quem de fato tem esta vontade, preparo e interesse em nos representar. Continue avaliando a música.

Karim Abud Mauad

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por