ARTICULISTAS

Os que fazem o mundo girar

Os que fazem o mundo girar e nossas cabeças também são os pedreiros, pintores, marceneiros...

Márcia Moreno Campos
Publicado em 21/08/2016 às 10:53Atualizado em 16/12/2022 às 17:39
Compartilhar

Os que fazem o mundo girar e nossas cabeças também são os pedreiros, pintores, marceneiros, encanadores, eletricistas, etc, sem os quais não construiríamos nem manteríamos nossas casas de pé. Sobrevivi, não sei como, a uma reforma parcial do meu apartamento, apenas cozinha e banheiros, que me pareceu interminável. Julguei mal minha capacidade de lidar com um batalhão de pessoas entrando e saindo da minha casa por mais de um mês. Passei por vários estados de emoção, de confiança a raiva genuína, e vi desmoronar toda a minha lógica e capacidade de planejamento. Com eles, isso não existe. Combinam, dão preço, marcam horário e furam tudo, tratos e canos... Fui resistindo. Poeira, bagunça, satisfação de falar que o problema não era deles, que estava faltando isso e aquilo, até que caminhei para o final e comecei a sonhar com um banho quente no meu chuveiro novo e uma boa noite de sono na minha cama. Faltava tão pouco, nas minhas contas, mais dois dias de obra. E qual não foi meu desalento quando vários incidentes, de quebra de peças a canos furados, retardaram meus planos e sonhos. Mais dissabores, gastos e vontade de desistir. Ao comentar isso com amigos, fiquei sabendo que é sempre assim. Reforma é problema na certa, me disseram todos. Totalmente imprevisível.

Que pena! Por que não se pode confiar nas pessoas, no serviço prestado, no compromisso assumido? Quando alguém cumpre sua parte no trato, é considerado herói, apenas por ter sido eficiente. Que triste país o nosso, onde tudo é desculpável. De atrasos e serviços mal feitos, a compra de votos, promessas descumpridas, conchavos e subornos. Achamos tudo normal, e pouco ou quase nada fazemos para mudar essa cultura danosa de um país subdesenvolvido que acha jeitinho para tudo, menos para a moralização de sua gente. Até quando?

Se não cuidarmos para sermos melhores cidadãos, profissionais, pais, educadores, amigos, voluntários, nunca alcançaremos o tão almejado primeiro mundo. Não basta dar um pouco de si. É preciso ser inteiro em tudo que fazemos. Honrar compromissos. Fazer por merecer o pagamento.

Em todas as profissões existem os maus e os bons profissionais, e são nestes que deposito minha esperança, de que há de chegar o dia em que tudo que for combinado será cumprido, e reclamações e contrariedades serão coisas do passado. Quero crer!

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por