ARTICULISTAS

Feridas no próximo

Ao idealizar sua casa para abrigar a família, certo homem idealista e sonhador amealhou recursos...

João Eurípedes Sabino
Publicado em 19/08/2016 às 21:36Atualizado em 16/12/2022 às 17:41
Compartilhar

Ao idealizar sua casa para abrigar a família, certo homem idealista e sonhador amealhou recursos por longos e longos anos. Pacientemente, ele ouvia de todos: “A construção de sua casa vai demorar muito; no mínimo um ano”. Esse tempo para ele passou a ser longuíssimo. Sua ansiedade também era grande.

No planejamento da construção de sua casa, aquele homem comparava seus planos à estruturação da própria vida. “Para ordenar o meu viver”, disse, “estou demorando muito e, se tivesse uma forma mais simples e rápida, eu a usaria”. Pensando assim, esqueceu a construção e optou por comprar uma casa pronta. Começou então a procurar o teto dos seus sonhos, já concluído.

Procurou, procurou e finalmente encontrou uma casa que agradou a si e à sua família. Era um sobrado novo que no subsolo do terreno guardava estacas cravadas na rocha, ou seja, tratava-se de um pesado prédio. Naquele local existiu um extenso brejo e hoje está lá uma avenida.

Mudaram para a nova morada e logo começaram conhecer a vizinhança. Ouvindo um e outro, o novo morador descobriu que todas as casas à sua volta apresentavam trincas em paredes e lajes. “Interessante”, observou: “Só o meu sobrado não apresenta irregularidades”.

Ao consultar um engenheiro civil, o novo proprietário ficou sabendo que: “A edificação de um prédio pode afetar construções adjacentes devido à formação de um bulbo de influências dos esforços aplicados no subsolo. Incômodos são inevitáveis, cabendo ao responsável pela obra e o proprietário tomarem acurados cuidados”.

Concluiu o recém-morador que seu imóvel, apesar de sólido, ao ser construído, havia causado aborrecimentos aos vizinhos. Chamou então a construtora responsável, e essa sanou todos os problemas nos prédios próximos, como prevê a lei.

Refletiu aquele comprador do casari Eh... o sobrado e eu temos algo em comum, com uma diferença. Comum: para edificar minha vida, muitas vezes fui descuidado e também causei incômodos. Diferença: eu não posso voltar no tempo e curar as feridas que causei em meu próximo.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por