ARTICULISTAS

Abertura do Hospital Regional

Inaugurado pelo ex-prefeito Anderson Adauto, o Hospital Regional tem merecido atenção...

Mário Salvador
Publicado em 16/08/2016 às 09:13Atualizado em 16/12/2022 às 17:43
Compartilhar

Inaugurado pelo ex-prefeito Anderson Adauto, o Hospital Regional tem merecido atenção do governo do município, que tem envidado esforços para terminar as obras.

Doutor Adib Jatene, ex-ministro da Saúde, quando trazido a Uberaba por doutor João Gilberto Rodrigues da Cunha, seu amigo, nos quarenta e seis anos da Academia de Letras do Triângulo Mineiro, salientou que o mais barato de um hospital é a sua construção. Conhecedores do dia a dia de um hospital, concordaram com a declaração, dentre eles o Monsenhor Juvenal Arduini e a Irmã Olinda, na época, diretora do Hospital São Domingos.

O Hospital Regional receberá, mensalmente, para seu funcionamento, um milhão, duzentos e cinquenta mil e quinhentos reais do governo federal e seiscentos e vinte e cinco mil, duzentos e cinquenta reais do governo estadual. E os municípios do Triângulo Sul contribuirão com valor equivalente ao do Estado. Apenas quando o hospital estiver em atividade será possível verificar se esses valores serão suficientes e se todas as instâncias conseguirão arcar com os custos. Paira alguma incerteza, pois todos sabem que um acordo recente protelou as consideráveis dívidas dos Estados com a União, muitas delas advindas de má gestão ao longo dos tempos.

Jurandir Ferreira, Conselheiro Estadual de Saúde, conhecedor dos problemas da sua área de atuação, explica que somente num prazo de três meses após comprovada a prestação de serviço é que o município recebe a verba. E Cury, secretário municipal de Saúde, reconhece não ser fácil, para o município, bancar o alto custo do novo serviço. E só é viável abrir o hospital se os recursos forem suficientes para que suas portas não precisem ser fechadas depois.

Hospitais, escolas e creches funcionando satisfatoriamente são indispensáveis para a população. Assim, a expectativa de todos é de que as prefeituras do Triângulo Sul reúnam condições para assumir a grande responsabilidade de fazer o hospital funcionar a contento. Pacientes não faltarão. Por isso, o povo da cidade e região deseja êxito ao prefeito Paulo Piau e ao secretário Marco Túlio Cury na regularização da questão burocrática com o Ministério da Saúde e espera que os recursos financeiros capazes de bancar os gastos sejam assegurados.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por