ARTICULISTAS

A dança das cadeiras – Você ainda está escutando a música!

A Legislação Eleitoral Brasileira é muito interessante, pois a filiação de quem pretendia ser candidato...

Karim Abud Mauad
Publicado em 15/08/2016 às 08:09Atualizado em 16/12/2022 às 17:43
Compartilhar

A Legislação Eleitoral Brasileira é muito interessante, pois a filiação de quem pretendia ser candidato, cuja data limite era outubro de 2015, mudou para 2 de abril de 2016 e de fato se concretizou em 14 de abril, prazo para submissão da lista dos filiados no sistema eleitoral. A data de 14 sobrepujou a data de 2 de abril. Coisas de Brasil!

Agora, a situação se repete, pois as convenções partidárias, encerradas em 5 de agosto de 2016, cujas atas em Uberaba foram protocoladas na primeira hora de funcionamento do Cartório Eleitoral no dia 8 de agosto, de fato terão sua eficácia conhecida só após a data de 15 de agosto. Nestes casos, os prazos parecem mais uma brincadeira de faz de conta. Não é engraçado isto?

Ao longo destes dez dias, estamos vendo golpes e contragolpes no que se tinha definido em 05.08.16. Tudo, neste caso, pode mudar! Ainda teremos que verificar qual estatuto partidário fez as adequações nos prazos de filiação, permitindo que o filiado com menos de 1 ano se candidate, já que a legislação reduziu esse período para 6 meses, ou seja, nem tudo que parece efetivamente poderá concretizar-se.

As contas bancárias necessárias e obrigatórias encontram toda a sorte de adversidades no sistema bancário estatal e privado.

É lei, é necessário e os bancos criam todas as barreiras possíveis. Continua estranho isto, não acham? Este privilégio não é só da nossa Terra, tem cidades onde a rede bancária diz só poder abrir cinco contas por dia. Se assim for, as eleições não ocorrerão dentro das regras estabelecidas.

Por outro lado, os partidos se movem ao bel prazer do interesse de uns poucos, sobrepujando os interesses de muitos e, principalmente, da coletividade.

E vários dos discursos e fotos de ontem não se sustentam no hoje, e o que dirão no amanhã?

Vamos iniciar o processo eleitoral mais curto de todos os tempos, com as mais diversas diferenças possíveis e as incertezas e inseguranças advindas das inovações na legislação, ainda desconhecidas por todos. Muitas dúvidas persistem, podendo ser a eleição mais judicializada da história.

Que o bom senso prevaleça e que o eleitor possa de fato escolher a melhor opção na majoritária e na proporcional para a nossa cidade. Como as coisas caminham, será necessário ao eleito agir, acompanhar e de fato escolher entre as opções postas.

Não deve se omitir, não deve cair no canto da sereia, do ouvir dizer e muito menos se deixar levar pelas redes sociais, onde aliados e candidatos usarão o processo para se comunicarem com o eleitor, mas infelizmente muitas mentiras serão plantadas, com o uso de inverdades, fakes e assessores mal-intencionados espalhando todo tipo de mentiras, meias-verdades e inverdades totais a respeito dos candidatos e postulantes a nos representarem.

Atue, não fique à mercê de interesses às vezes menores. Conheça os candidatos, veja o que têm para lhe representar e sem misturar política com religião, que Nossa Senhora d’Abadia nos proteja. Uberaba agradece.

Karim Abud Mauad

Administrador, economista, engenheiro e professor universitário

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por