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Consumidor, você sabe qual é a sua pontuação?

Alguns consumidores se deparam com a negativa de crédito ou até mesmo um aumento dos juros...

Cláudia Feres
Publicado em 05/08/2016 às 10:26Atualizado em 16/12/2022 às 17:52
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Alguns consumidores se deparam com a negativa de crédito ou até mesmo um aumento dos juros por parte de vários tipos de fornecedores (lojas, concessionárias de veículos, bancos, seguradoras etc), sem saber exatamente o porquê. Existem empresas que analisam o seu crédito por meio de um banco de dados com a prática do scoring (pontuação). Consumidor, você sabe qual é a sua pontuação? Ninguém sabe.

Esse é um método obscuro e violento. Essa prática viola o direito à informação previsto no Código de Defesa do Consumidor. Saber o que há contra você em bancos de dados privados é um direito essencial à dignidade humana. Os critérios podem ser subjetivos, preconceituosos, equivocados e falsos. Ter acesso às informações permite ao consumidor se defender. O consumidor tem também como direito fundamental o direito à educação, que quer dizer, no mínimo, ter todos os esclarecimentos sobre qualquer relação jurídica que venha a participar. Tal desrespeito por parte desses fornecedores deve ser penalizado. O direito do consumidor não pode ser jogado no lixo.

Cláudia Feres

Professora Universitária

Chefe de Departamento do Contencioso da Fundação Procon Uberaba

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