Alguns consumidores se deparam com a negativa de crédito ou até mesmo um aumento dos juros por parte de vários tipos de fornecedores (lojas, concessionárias de veículos, bancos, seguradoras etc), sem saber exatamente o porquê. Existem empresas que analisam o seu crédito por meio de um banco de dados com a prática do scoring (pontuação). Consumidor, você sabe qual é a sua pontuação? Ninguém sabe.
Esse é um método obscuro e violento. Essa prática viola o direito à informação previsto no Código de Defesa do Consumidor. Saber o que há contra você em bancos de dados privados é um direito essencial à dignidade humana. Os critérios podem ser subjetivos, preconceituosos, equivocados e falsos. Ter acesso às informações permite ao consumidor se defender. O consumidor tem também como direito fundamental o direito à educação, que quer dizer, no mínimo, ter todos os esclarecimentos sobre qualquer relação jurídica que venha a participar. Tal desrespeito por parte desses fornecedores deve ser penalizado. O direito do consumidor não pode ser jogado no lixo.
Cláudia Feres
Professora Universitária
Chefe de Departamento do Contencioso da Fundação Procon Uberaba