ARTICULISTAS

São Domingos de Gusmão: dinamismo apostólico contemplativo

A Ordem Dominicana celebra o ano jubilar (1216-2016), 800 anos da sua fundação...

Maria de Lourdes Leal dos Santos
Publicado em 31/07/2016 às 12:22Atualizado em 16/12/2022 às 17:55
Compartilhar

A Ordem Dominicana celebra o ano jubilar (1216-2016), 800 anos da sua fundação, com o tema “Enviados para pregar o Evangelho”. Desde o dia 15 de julho, frades dominicanos de 50 países reúnem-se para o Capítulo Geral 2016, na cidade italiana de Bolonha.

O Papa Francisco enviou uma carta ao mestre da Ordem, Frei Bruno Cadoré, e a todos os participantes, em que sublinha a importância da misericórdia como fator de credibilidade para a ação da Igreja Católica.

“O pilar que sustenta a vida da Igreja é a misericórdia: toda a sua ação pastoral deve ser envolvida pela ternura e nenhum anúncio ou testemunho no mundo pode ser privado da misericórdia. A credibilidade da Igreja passa através das vias do amor misericordioso e compassivo, que dá nova vida e coragem para olhar ao futuro com esperança”, sustenta o Papa.

O Capítulo Geral de Bolonha vai se encerrar no dia 5 de agosto, com uma audiência especial do Papa.

Papa Francisco deseja que todos os que seguem o carisma de São Domingos de Gusmão (1170-1221), fundador da Ordem dos Pregadores, “compassivo com os pobres e ardente defensor da verdade”, possam testemunhar a misericórdia, para que a sociedade de hoje possa “redescobrir a urgência da solidariedade, do amor e do perdão”.

Em Domingos de Gusmão, segundo o frade André Boccatto, encontramos a docilidade, a determinação e a fidelidade ao Evangelho, que não fecha, mas abre portas. Que não encerra, mas inicia novos processos que conduzem ao aprofundamento de nossa capacidade de buscar a verdade, respeitando os valores e a cultura dos povos. Domingos é o homem da misericórdia e do diálogo.

Foi com esta inspiração, que 109 jovens frades, jovens do MJD (Movimento Juvenil Dominicano) e irmãs dominicanas, provenientes de diversos países, fizeram uma peregrinação de 15 dias: “peregrinação nas pegadas do santo fundador”. Jovens frades e irmãs peregrinas, que partiram dia 1° de julho e atravessaram os lugares em que São Domingos nasceu, cresceu e viveu da Espanha à França, à Itália. Um dos jovens participantes revela o momento da chegada a Bolonha, no início da noite do dia 14 de julh “O desfile com tochas fez memória à última viagem de São Domingos que, já moribundo, foi carregado pelos seus confrades da colina da Observância ao seu Convento, às portas da cidade”. Para nós, da Família Dominicana no Brasil, é momento de reflexão, encontros, partilha e gratidão. Ontem, dia 30 de julho, as Fraternidades Leigas de Araxá, Uberlândia e Uberaba reuniram-se para um retiro espiritual e abertura da novena de São Domingos. No dia 8 de agosto, celebramos a grande festa de São Domingos. Homem infatigável, apóstolo contemplativo da VERDADE. Que a Família Dominicana possa ser sinal da proximidade e da ternura de Deus, de modo que a sociedade possa hoje redescobrir a urgência de tornar Jesus Cristo conhecido e amado.

(*) Pedagoga e leiga dominicana

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por