ARTICULISTAS

Embreagem curta

Ouvi, dia desses, a seguinte frase: Os que falam sem pensar, um dia aprendem a pensar...

João Eurípedes Sabino
Publicado em 22/07/2016 às 21:57Atualizado em 16/12/2022 às 18:02
Compartilhar

Ouvi, dia desses, a seguinte frase: “Os que falam sem pensar, um dia aprendem a pensar sem falar.” Realmente, quem já vivenciou essa realidade ou a viu doer noutra pessoa, sabe que traz um doloroso processo de adaptação. Depois de muito opinar a esmo sobre tudo e todos sem se deter antes para pensar, um dia vem a acidez do silêncio, cobrando sua vez. Aí somem as palavras e quem falava sem pensar, pensa mais entes de falar.

Nossas palavras são o reflexo dos princípios sobre os quais forjamos o nosso caráter. Se as usamos bem, estamos refletindo o que de bom trazemos do berço. O contrário é inteiramente verdadeiro, ou seja, palavras vãs ou ofensivas sempre são articuladas por quem sabe pouco sobre o que seja um bom berço. Para esses, tanto faz o berço ser de madeira branca ou de lei. Tudo é madeira. Só que a madeira de lei é muito resistente e as outras podem ceder aos cupins e outros bichos.

Li recentemente que um rico senhor costumava, em arroubos, dizer: “quando eu vejo, já falei o que me veio à boca.” Antes de falar nunca refletia e suas palavras sempre causavam feridas. Era um carro com a embreagem curta. Passadas algumas décadas, o tal senhor cabisbaixo e mudo atravessava sempre a pé sua cidade sem que ninguém lhe arrancasse uma só palavra. E diziam os observadores: “Ele vive sempre calado e pensativo”. Finalizando aquela leitura conclui que o tal senhor da “embreagem curta”, já no ocaso da vida deve ter sido forçado a pensar sem falar, ou melhor, a vida suavizou os trancos da sua “embreagem”.

Não importa saber quando será o dia em que conseguiremos pensar mais e falar menos. Devemos, sim, perseguir essa conquista por toda a vida, já que ela é uma das formas de nos redimirmos diante dos excessos cometidos pelo uso da palavra sem o aval antecipado da faculdade de pensar.

Está certo quem disse um dia: “O melhor velocista do mundo não tem pernas para correr atrás de suas próprias palavras”.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por