ARTICULISTAS

Discurso proibido - II

Caro amigo leitor, vamos direto ao tema proposto: discurso proibido! Já escrevi neste espaço...

Leuces Teixeira
Publicado em 21/07/2016 às 20:13Atualizado em 16/12/2022 às 18:02
Compartilhar

Caro amigo leitor, vamos direto ao tema propost discurso proibido! Já escrevi neste espaço, não faz muito tempo, sobre a questão do discurso que nenhum político quer proferir, em tempos de eleições; do contrário, os homens de bem, sensatos e coerentes, sabem muito bem do que estou falando. O tal do remédio amargo, ou seja, as reformas, contingenciar os gastos públicos, cinto apertado, não fazendo bonito com o chapéu alheio.

Já estamos em período eleitoral, muitos políticos começando a colocar o bloco na rua. A praça do Mercadão Municipal é o palco preferido. Vários candidatos circulando no meio do povão, só alegria, sorriso estampado, tapinhas nas costas, aperto de mãos, com aquela lorota de sempre: e aí, como vai, doutor? Faz tempo que não te vejo, só te vejo no jornal e na televisão, tenho acompanhado o seu sucesso, tenho lido sua coluna no Jornal da Manhã, não perco uma, sou seu fã, etc. e etc.!!! Dá vômito, haja paciência e estômago!

Todavia, com muito sacrifício, como bom cidadão, escuto tudo caladinho, respondo aos cumprimentos, agradeço os “elogios”, e sigo o meu caminho.

No último pleito municipal, um candidato disse que, se eleito, traria água do rio Grande, em trinta dias, pasmem! Só se for de caminhão-pipa, desse jeito, traz em três horas: uma de ida, outra para carregar, outra para voltar. Santa ingenuidade, ou pensando que somos otários.

O verdadeiro discurso não dá voto, pelo contrário, espanta o eleitorado e causa mal-estar entre os próprios políticos.

Ninguém, em sã consciência, vê um futuro pródigo para os próximos anos, sem aperto e reformas; digo mais, o verdadeiro cego é aquele que enxerga e compreende a real situação, mas não tem coragem de dizer a verdade. É o que ocorre com os nossos políticos, inclusive aqui na terrinha.

Lula, 2003/2011, em plena crista da onda, surfando em plena calmaria, tudo conspirando em seu favor, tudo, tudo e tudo. Era o “homem”, fazia até chover. Qual a reforma feita? Nem uma! Hoje, sabemos de tudo, uma verdadeira clePTocracia – governo de ladrões –; Dona Dilma, nem quero comentar – um estelionato eleitoral.

Estou pregando o caos? De forma alguma. É a sociedade organizada que terá que crescer em todos os sentidos, principalmente no campo político, pressionando os nossos governantes para as grandes reformas.

Desafio, aqui na terrinha, neste pleito que se aproxima, qualquer político fazer o verdadeiro discurso. Será mentira em cima de mentira, calúnia e promessas. A bola da vez: vou trazer uma refinaria para Uberaba; a planta de amônia, vou tentar novamente! Não tem bolsa escrotal que aguente!

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por