ARTICULISTAS

Acadêmico Cesar Pereira Vanucci

Sócio-fundador da Academia de Letras do Triângulo Mineiro – ALTM – tomou posse como Presidente...

Ilcéa Borba Marquez
Publicado em 20/07/2016 às 19:28Atualizado em 16/12/2022 às 18:03
Compartilhar

Sócio-fundador da Academia de Letras do Triângulo Mineiro – ALTM – tomou posse como Presidente da Academia Municipalista de Letras de Minas Gerais neste 19/07/2016, às 16 horas, em Belo Horizonte, para onde nos dirigimos a fim de participar dessa vitoriosa conquista, prova de reconhecimento da contribuição valorosa do nosso companheiro acadêmico a mais uma instituição ligada à cultura e produção literária que nos brinda com sua última obra “Realismo Fantástico” (Impressões de Minas).

Na Academia de Letras do Triângulo Mineiro ocupou a cadeira de nº 9, tendo escolhido como patrono Henrique Raimundo des Genettes. Nessa época era editor do Suplemento Literário no Jornal “Correio Católico”, que circulava aos sábados, obtendo grande aceitação entre os assinantes e leitores, principalmente quando continha contribuição do advogado e funcionário público federal Dr. Edson Gonçalves Prata – um estudioso das obras de Machado de Assis.

Quando o Dr. Edson Prata se ocupava da organização desta Academia convidou-o a participar do grupo de fundadores às voltas com o processo de coleta de dados e informações para a elaboração da proposta de uma Academia Literária de abrangência regional, ao qual aderiu de forma imediata e participativa.

Ainda na Academia de Letras do Triângulo Mineiro sugeriu o nome Revista Convergência para a publicação de tiragem semestral, dos trabalhos dos que se empenhavam na tarefa de participar efetivamente da vida cultural de Uberaba e Região, publicando, promovendo eventos, pesquisando a história, levantando biografias, reeditando livros, enfim, registrando o passado e sedimentando um futuro desenvolvimentista, estruturado consistentemente para consolidar progresso e cultura. A Revista Convergência teve seu 29º número do 45º ano recentemente lançado em cerimônia de grande repercussão social.

Voltando à sua recente publicação “Realismo Fantástico”, encontramos o registro de artigos e crônicas autorais, que ele mesmo nomeia de “temática transcendente”, ou seja, “um encadeamento solto de ideias sobre fatos invulgares, fenômenos insólitos e desconcertantes que emergem de territórios do conhecimento ainda por serem desbravados pela inteligência, percepção e curiosidade humana.” Entre eles destacamos: Espantoso Recado – relato surpreendente onde a resolução de um suposto assassinato é dada pela própria vítima, com incríveis detalhes de nomes e situações, o que confere grau de veracidade inquestionável ao interlocutor de impressionante diálogo que aconteceu entre pessoas totalmente distantes da situação focada, o que impede informações extras ou conhecimento anterior! Vale a pena conferir!

(*) Psicóloga e psicanalista

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por