ARTICULISTAS

Corrupção

Embora o Prêmio Nobel, que reconhece avanços culturais e científicos, seja atribuído anualmente...

Mário Salvador
Publicado em 19/07/2016 às 19:23Atualizado em 16/12/2022 às 18:03
Compartilhar

Embora o Prêmio Nobel, que reconhece avanços culturais e científicos, seja atribuído anualmente, nenhum brasileiro foi laureado com ele. Se houvesse (assim como o IgNobel - que reconhece descoberta científica estranha) um outro prêmio oposto ao Nobel, que contemplasse a categoria Corrupção, certamente ele seria atribuído, com louvor, a certos brasileiros, escolhidos dentre políticos, empresários e outros dirigentes que manejam sordidamente cordões dos desvios de dinheiro para si, para dissabor da outra parcela da Pátria, majoritária, que trabalha ou trabalhou muito, recebe honestos vencimentos e, traída, sustenta a hipocrisia desses corruptos.

Corruptos agem em qualquer contexto. Maior o empreendimento, maior o ensejo de corrupção. Corruptos já se vincularam, como exemplos, à exploração de petróleo (quebraram a Petrobras, nossa maior empresa do setor), vias férreas, construções (como estádios, casas populares, represas), merenda escolar, setores administrativos (em troca de propina, multas de empresas reduziram-se drasticamente). Corruptos embolsaram parte de cada prestação de empréstimo consignado paga (cerca de cem milhões de reais). E quem apostou em altos rendimentos financeiros de construtoras de estádios na Copa do Mundo realizada no Brasil acertou. Resta saber o custo das obras da Olimpíada. E milhares de cidadãos receberam indevidamente o Bolsa Família - auxílio significativo para os menos favorecidos.

O jeitinho brasileiro às vezes se refere a pequenos escorregões cujas arestas são aparadas de forma pouco digna, ou nem aparadas. O corrupto começa, por exemplo, subtraindo do local de trabalho (e achando natural) alguma coisa pequena que não lhe pertence. Depois tenta uma carteirada, se flagrado em infração. A facilidade do hábito resume a história da bola de neve em que se transforma a vida do corrupto. Contra ele, a justiça precisa agir.

É desde cedo que se molda o ser humano ético. E, felizmente, a exemplar luta por justiça abriu, no país, o caminho da tolerância zero para a corrupção - por um Brasil mais ético, justo, melhor.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por