ARTICULISTAS

Uberaba Empobrecida

Nestes últimos dias perdemos em Uberaba pessoas importantes e queridas em nossa terra

Karim Abud Mauad
Publicado em 18/07/2016 às 08:55Atualizado em 16/12/2022 às 02:50
Compartilhar

Nestes últimos dias perdemos em Uberaba pessoas importantes e queridas em nossa terra.

Na esteira da Lélia Inês, ficamos sem Hugo Rodrigues da Cunha, Albertino Rodrigues da Cunha Filho e também nosso Élio Antonio Ribeiro.

Não entrarei aqui apenas na seara da importância política, mas pessoal e familiar. Particularmente tinha com os três uma relação de vida, independente da idade e das diferentes gerações.

Do último para o primeiro, conheci o Sr. Élio por intermédio de Ubiratan Carneiro e Márcio Vaz e aprendi com ele o valor real da cortesia e da boa informação. Sempre antenado e atualizado, ao nos encontrarmos já vinha me falando de um ou outro fato político e econômico da nossa cidade. Seus conselhos e sua maneira de ser me encorajavam a ir em frente. Fará falta não só aos seus.

Com o Seu Albertino, como eu o chamava, amigo de uma vida inteira, pai do Neto, da Lúcia e da Maria Inês, marido da dona Gisliane, irmão da Vilma, entre tantos familiares, desde meus tempos do Marista, convivemos muito e intensamente, me queria como a um filho, aliás não só a mim, mas a turma toda. Era mais que o pai de um amigo, era nosso pai também. Eu sei e ele sabia o quanto nos queríamos bem. Combinamos no passado e mantivemos no presente, entre os amigos, o acordo de pós despedida final, ficarmos com a lembrança da década de 70, do joguinho de futebol no sábado, no Diocesano, entre pais e filhos. As nossas mães, divididas entre maridos e filhos, preferiram não torcer. Velhos e bons tempos, saudades de uma época que não volta mais. À benção seu Albertino. Que o Ramid Mauad possa diverti-lo novamente. A turma aí está grande. A Uberaba que me ensinaram a amar está mais no andar de cima do que no andar debaixo.

Por fim o Dr. Hugo, nosso prefeito duas vezes, vizinho na avenida Santos Dumont, e presidente da Aciu, entidade que presidi e que ele no passado, eu em tempos recentes e José Peixoto atualmente, tentamos como todos que por lá estiveram contribuir para a entidade e a cidade. Na minha passagem por lá dois momentos com ele me marcaram diretamente. Meu retorno à FCETM, como professor e a discussão sobre o projeto Água Viva. Sua visão para as enchentes no centro era única. Hugo tinha posições claras, peculiares e até pitorescas.

Tinha a marca do HH, Hugo é Honesto, característica necessária aos detentores de cargos públicos e tão requisitada nestes tempos de agora. O Prefeito que queria crescer com qualidade e que estava na ativa quando a Fosfértil aqui chegou, nos mesmos anos 70, e já naquela época importante marco do nosso desenvolvimento. Foi fácil achar que ele não queria crescer Uberaba, mas hoje quando buscamos uma nova planta de fertilizantes, junto com o gasoduto, tentando nos alavancar no desenvolvimento, é justo rever e entender as preocupações do Dr. Hugo no passado. Era nítido seu entendimento sobre cidade sustentável.

Que ele sirva de inspiração para todos neste momento eleitoral. Uberaba está empobrecida da ausência dessas pessoas, mas pode mirar nos seus exemplos para de fato resgatar nossa glória passada e, olhando para o futuro, planejar a Uberaba que queremos. A Aciu é um bom exemplo disso, contribuiu, contribui e pode continuar contribuindo com nossa gente e nossa terra.

Karim Abud Mauad [email protected]

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por