ARTICULISTAS

Valioso legado

Às 21h55min do dia 03/07/2016 recebi a triste notícia do passamento do amigo e ex-prefeito...

João Eurípedes Sabino
Publicado em 08/07/2016 às 23:28Atualizado em 16/12/2022 às 18:12
Compartilhar

Às 21h55min do dia 03/07/2016 recebi a triste notícia do passamento do amigo e ex-prefeito de Uberaba, Dr. Hugo Rodrigues da Cunha. Para mim iniciou ali o fim da geração dos políticos irrepreensíveis.

Num estalo me recordei de certo episódio que redirecionou minha vida: numa fria manhã de 1976, um caminhão da Prefeitura carregado com areia ao tentar subir a rua Dr. Ferreira, engasgou e o motorista o segurou no câmbio. Desci do meu carro, abracei uma pesada pedra tapiocanga e com ela calcei uma das rodas do bruto. Perigo afastado me dirigi à casa de Hugo, que estava próxima, para informá-lo. Ele e Naná me receberam, ficaram gratos e com os dois tomei café. Adroaldo Esperidião, chefe do setor competente, foi acionado e tudo ficou resolvido.

Daquele dia em diante Hugo jamais me perdeu de vista. Depois nomeou-me diretor do Estádio Engenheiro João Guido. E eu, como tributo, sempre o tive como minha referência e reforcei meus conceitos de como se deve tratar a coisa pública. Ouvi dele que o filho Hélio ao chegar com o carro da fazenda, tentou lavá-lo em algum posto e não conseguiu. A solução foi levar o veículo ao depósito da Prefeitura e fazer a lavagem. Hugo, ao saber, ordenou que o filho recolhesse aos cofres públicos o valor correspondente à lavação do automóvel. Gesto simples, mas honroso.

Hugo foi grande amigo da Logosofia e ficava à vontade quando discorria sobre qualquer tema a ela correlato. Tinha a sensibilidade aflorada, tanto que depois da partida de sua querida Naná, preservou fielmente em sua residência, todos os objetos usados por ela. E não fazia segredo disso.

Acompanhei o drama de Hugo quando a Cia. Cinematográfica São Luiz e o Grande Hotel rumavam para o declínio. Quanto sofreu depois que a empresa recebeu proposta de um grupo empresarial para assumir o cinema e o hotel. Após assembleia dos sócios ele teve de responder aos pretendentes, super a contragosto, que a oferta era vil. Resultad não alugaram o acervo, não o venderam a terceiros e faleceu sem vê-lo reerguido. Prestei-lhe assessoria e avaliei o Cine Vera Cruz que depois foi vendido à Prefeitura. A utilização atual daquele bem-imóvel lhe agradava muitíssimo.

Feliz é o homem que pode andar a pé por sua cidade e as pessoas fazê-lo gastar uma hora ou mais para vencer um quarteirão. Feliz é o homem que ao dar adeus, passa pelas ruas de sua terra em carro aberto e todos lhe reverenciam, inclusive os opositores políticos: “Ali vai um homem com H maiúsculo”. Esse é Hugo Rodrigues da Cunha diante da sua querida Uberaba.

A força verbal, baseada no exemplo, é um dos fatores que imortalizam o ser humano. Hugo tinha essa força e nos deixa valioso legado. Ele pode não ter juntado fortuna pelo que fez, mas construiu um tesouro inalienável por muita coisa que não fez...

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por